Fenacult 2014

Paisagens, Fauna e Flora de Angola

A orografia e as características climáticas de Angola originaram uma diversidade na cobertura vegetal proporcionando habitats próprios a uma grande variedade de espécies de animais de grande e de pequeno porte.

Em Cabinda, predomina a floresta densa e húmida, rica em madeiras exóticas e onde ainda se encontram gorilas.

A sul do Zaire e nas bacias do Kwanza, Kuango, Kuito e afluentes do Casai, localiza-se a floresta / savana.

Na zona planáltica predomina a floresta aberta com vegetação e fauna características. Mas a sul encontra-se a zona desértica do Namibe onde se pode encontrar uma espécie vegetal, única no mundo, a Weliwítschia Mirabilis.

A fim de preservar espécies animais e vegetais, algumas ameaçadas de extinção, foram delimitados parques e reservas naturais, em todo território angolano. A caça, actualmente, está proibida e existem reservas especiais para protecção e controlo da fauna selvagem. Entre as várias espécies de animais existentes destacam-se a palanca negra, apenas existente em Angola, o elefante, a pacaça, o potamochero, leão, leopardo, chacal, alongo, elande, gnu, zebra, entre muitos outros. Nos parques do litoral existem locais de desova da tartaruga marítima.

Angola é também rica em belezas naturais que proporcionam paisagens espectaculares destacando-se as formações rochosas, várias quedas de água, praias, lagoas e rios.

Angola é uns pais muito rico em recursos minerais e o seu subsolo abriga muito dos minerais mais importantes para o comércio mundial como o petróleo, diamantes, gás natural, substâncias betuminosas, ferro, cobre e ouro.

Anuncie aqui

Copyright © 2012 CIAM - Centro de Imprensa Aníbal de Melo
Powered by 7App.pt