Fin Adviser

Ciclo de Palestra nas Províncias

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Local: Moxico

Data: 2019-03-12

Na segunda sessão de palestra, os participantes reflectiram em torno da "violência doméstica contra mulher". A actividade realizada igualmente na Casa da Cultura do Moxico, teve o cunho de confirmar a grande adesão e o enorme interesse que despertaram as palestras no seio dos habitantes da cidade do Luena e não só.

O tema de palestra contou três diferentes prelectores, tendo o psicólogo Quintas Miúdo Sempiecas dissertado sobre as consequências da prática de violência nas vitimas. Já o director Provincial do SIC, Drº. Américo Naval Hugo fez uma abordagem em torno da natureza de casos registados na província e como as autoridades resolvem os casos.

Para ajudar a esclarecer os programas gizados pelo Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher , tendo em vista a desmotivar os casos de violência contra o género, a Dr.ª Júlia Quitócua fez uma dissertação exaustiva, tendo sublinhado as medidas de punição criadas pelo Executivo com vista ao combate do fenómeno, a exemplo da constituição da violência doméstica como objecto de crime.