Fin Adviser

Notícias

Blog Image

  18 Março 2020  

Ciam com Monopólio de Comunicação Sobre Covid-19

A Sub-Comissão de Comunicação do Plano Nacional de Contingência para o controlo da pandemia do coronavírus (COVID-19), reunida no dia 16 de Março, em Luanda, decidiu atribuir ao Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM) o monopólio de acolher todas ações informativas inerentes a essa doença planetária.


Orientada pelo ministro da Comunicação Social, Nuno Albino “Carnaval”, a reunião, decorrida no CIAM, juntou representantes da Rádio LAC, Rádio Tocoísta, Rádio Kairós, Rádio Essencial, Rádio MFM, Rádio Ecclésia, Tv Zimbo, Tv Record,  Novo Jornal,  Jornal Visão, Jornal O País, Correio da Kianda, Diário de Angola, Agencia França Press, RTP, Agencia EFE/AGI, Agencia Lusa e Prensa Latina.

A Sub-comissão de comunicação é um órgão integrado na Comissão Interministerial para a executação do Plano Nacional de Contingência Para o Controlo da Pandemia do Coronavírus, COVID-19, criado por Despacho Presidencial.

Na ocasião, o ministro solicitou apoio e disponibilidade dos órgãos de comunicação social privados e correspondentes da imprensa estrangeira, para produzir uma informação rigorosa e responsável sobre os desenvolvimentos do COVID -19, no país, no mundo e na identificação dos comportamentos de risco.

Incentivou igualmente a divulgação das medidas e as cautelas a observar para prevenir e conter o surto.

Na ocasião, todos os órgãos de imprensa manifestaram total disponibilidade e engajamento na resposta informativa e de promoção das medidas de sensibilização.
Essa sub-comissão vai, igualmente, encarregar-se em disseminar informação relacionada com a situação epidemiológica do coronavírus, para evitar fuga ou desinformação.