Nos municípios da Jamba e Chicomba, na Huíla, com base em novas práticas agrícolas.
Melhorar e fortalecer o sistema alimentar, assim como garantir a segurança nutricional, através da melhoria da produção, do acesso aos mercados, da criação da renda e da consciência da população-alvo são os objectivos do financiamento.
Denominado “Tchenda” (língua umbundu, que em português significa caminhar), o programa, que tem a fase de formação em curso, abrange 236 mil e 896 pessoas, entre pequenos agricultores, horticultores, técnicos da administração local do Estado e famílias mais carenciadas, sobretudo mulheres com filhos até aos cinco anos.
Está a ser executado pelas ONG's "Associação Solidariedade e Desenvolvimento", de Angola, e "People In Need", da Holanda.
Em declarações à Angop hoje, o gestor do projecto, Abednego Chivinda, afirmou que se busca a melhoria no sistema de produção agrícola e resiliência para obter segurança alimentar e nutricional das famílias.
“O plano irá abranger a comuna do Dongo, no município da Jamba, e nas Comunas do Quê e Cutenda, no município de Chicomba”, esclareceu.
Explicou que este projecto criou nove escolas temporárias, sendo três para cada comuna, destinadas à educação de agricultores com prioridades aos mais vulneráveis sobre a produção agropecuária sistemática.
A representante da "People In Need", Sandra Fernandes, fez saber que o projecto traz consigo metodologias inovadoras que ainda não foram aplicadas em Angola, como o sistema de desenvolvimento de mercados, ou seja, orientar a produção de algo que tenha procura no mercado.
Informou ainda que se fez um estudo de mercado que os ajudará a orientar os visados a produzir para o mercado.
Numa primeira fase, os visados estão a receber formação, depois se seguirá a de apoio em meios aos produtores.
O município da Jamba dista a 315 quilómetros a Leste do Lubango, enquanto o de Chicomba está a 220 a Norte