Essas declarações foram avançadas à imprensa, neste sábado, pelo governador provincial do Cuando Cubango, Júlio Bessa, quando visitava a comuna do Missombo, tendo referido que para a concretização deste plano há projectos de desenvolvimento nas áreas do Turismo, Agricultura e Pescas.
Fez saber que está em curso aberturas de campos agrícolas para o cultivo, em grande escala, de milho, feijão, alho, entre outros produtos, assim como se está a expandir o projecto da criação de peixes em tanques.
Júlio Bessa visitou o centro de larvicultura que conta com 32 tanques para reprodução de peixe, 25 dos quais em fase experimental.
Cada tanque possui mais de 20 mil peixes, com previsão de produção de sete toneladas a partir Outubro, cujo pescado será vendido congelado ou vivo.
O administrador do centro de larvicultura, Benito Muhinto, explicou que o objectivo do programa é aumentar a capacidade da produção de peixe na província do Cuando Cubango, para o consumo da população local e para exportação.
Informou que o centro prevê instalar, nos próximos tempos, um tanque para criação de peixe por cada município do Cuando Cubango.
O centro de larvicultura do Missombo possui uma fábrica para congelar e embalar peixe, assim como uma máquina com capacidade para produzir três toneladas/dia de ração de peixe.