No Luena, responsabilidade aos novos professores recentemente admitidos.
O responsável, que falava no acto de abertura do seminário de indução profissional dos 489 novos docentes, admitidos no concurso público de 2019, disse ser necessário ter consciência de que estão num período de observação em que devem demonstrar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos.
Afirmou que a permanência do docente no sector da educação dependerá em certa medida, do desempenho profissional de cada um.
Em 15 dias os professores vão abordar temas ligados a planificação em educação, teorias de aprendizagem, aula como forma de organização do ensino, deontologia em educação e a legislação educacional.
Na ocasião, o coordenador da comissão de gestão do Gabinete Provincial da Educação, José Amândio, valorizou a responsabilidade dos professores na condução do processo de ensino e aprendizagem.
Pediu-os a primarem pelas técnicas básicas de ensino, tendo em conta que vão lidar com alunos de vários extractos sociais, dos quais, alguns nem sequer sabem falar a língua portuguesa.
Acredita que com a “indução profissional”, os novos professores vão desenvolver competências essenciais para responderem a altura dos desafios das práticas pedagógicas.
Este domínio insistiu, irá permitir apoiar os alunos na construção de conhecimentos, assegurando um ensino de qualidade em todas as escolas desta província.
Participam da formação, 206 docentes para o ensino primário, 144 para o Iº ciclo do ensino secundário e 139 para o II º ciclo do ensino secundário.