A cerimónia, que teve lugar no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), contou com a presença do Ministro da Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, que proferiu as palavras de circunstâncias e dos distintos Membros do Executivo.
Segundo Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, trata-se de um acto que resulta da percepção da vivência de uma Nova era, complexa, Difícil, mas relativamente à qual anima-nos o facto de sabermos que estão em curso no país as mudanças que impõem, para termos uma sociedade justa, para assegurarmos um desenvolvimento que seja sustentável e para oferecermos a cada angolano oportunidade de prosperar na vida, de acordo com o seu conhecimento, sua vocação e sua dedicação ao trabalho.
A exposição da Logomarca Institucional consistiu na amostra das suas aplicações nos mais diferentes formatos e peças. A mesma foi criada com o intuito de mostrar a nova Imagem Oficial do Governo, no âmbito do actual paradigma que o país vive desde 2017.
A opção visual encontrada pretende criar uma maior ligação e alinhamento da imagem oficial do Executivo com as actuais prioridades da governação, bem como reforçar, em termos visuais, essa mesma mudança e evolução junto do público em geral e demais audiências nacionais e internacionais.
A nova imagem de marca do Governo angolano tem um conceito alternativo em termos de fita, e representa um símbolo inovador, tanto de institucional como de moderno, e será amplamente distribuído e divulgado nas diversas plataformas de comunicação.
A nova Logomarca Institucional substitui a que vigora desde 2002, cuja concepção visava assinalar as obras de reconstrução nacional que se sucederam ao estabelecimento da Paz definitiva em Angola, alcançada a 4 de Abril de 2002.
A nova Logomarca Institucional foi concebida por um grupo de trabalho criado ao abrigo do Despacho Presidencial n.º 103/18 de 1 de Agosto de 2018, com o propósito de estabelecer um padrão de Comunicação Administrativa e de Identidade Visual do Executivo.