Constantes no Decreto Presidencial sobre o Estado de Calamidade Pública.
A exortação foi feita pelo director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do Cuando Cubango, Afonso Rafael Dala, durante o encontro com os líderes religiosos e seus representantes, no âmbito da reabertura de cultos no dia 24 do corrente mês, no país.
“A fixação da lotação de cada igreja, em função do seu espaço, o uso de máscaras faciais, a higienização das mãos e o distanciamento de mais de um metro entre duas pessoas são algumas das medidas de prevenção e combate contra a covid-19, para salvar vidas humanas”, recordou.
O responsável informou que a cifra de 150 cristãos por cada culto ou missa é inicial, mas pode ser satisfeita com duas ou mais cultos.
“Para as igrejas, cujos espaços são reduzidos, podem celebrar quatro vezes em cada domingo, sendo que o mais importante é o cumprimento de cada actividade. As crianças não poderão se fazer presentes nos cultos, por não serem capazes de cumprir com o distanciamento social que se exige”, explicou.
Incentivou os pastores e sacerdotes a mobilizar os cristãos para aquisição de máscaras faciais, feitas de panos, pois podem ser lavadas, depois usadas, e engomadas.
Anunciou que a direcção por si dirigida vai distribuir, a partir da segunda-feira próxima (22), o Decreto Presidencial às igrejas locais reconhecidas pelo Estado, no sentido de permitir melhor percepção das regras sobre as medidas preventivas ao longo do Estado de Calamidade Pública.
Fez saber ainda que, no sentido de ver as normas devidamente cumpridas, a instituição irá criar uma equipa que se encarregará de aferir, em cada domingo, a actuação das igrejas, uma vez que quem não as cumprir poderá responder nos órgãos do Ministério do Público.
Os participantes no encontro asseguraram a locação de bidões, água, sabão e bacias para a higienização das mãos dos cristãos presentes nos cultos.