Fin Adviser

Todas Notícias > Covid-19: Governador alerta violadores da cerca sanitária

Covid-19: Governador alerta violadores da cerca sanitária

  25 Jun 2020

Covid-19: Governador alerta violadores da cerca sanitária

Alertou o governador provincial, Ernesto Muangala.

Em declarações à imprensa, no final da visita efectuada ao controlo do Lui, principal entrada do leste de Angola, Ernesto Muangala disse que o Governo está a envidar esforços, junto do Ministério da Saúde, para a criação de condições para a recolha de amostras em massa, aos violadores das cercas sanitárias, para a realização de testes.

Acrescentou que os camionistas que igualmente tentarem transportar passageiros serão também colocados em quarentena institucional e responsabilizados criminalmente. 

Disse que a província da Lunda Norte, por dar acesso às provinciais de Luanda e Cuanza Norte, onde já há registos de casos positivos, tem de redobrar as medidas nos pontos de entrada e saída, para evitar contaminações por covid-19.

Assim, o Governo, vai reforçar o controlo do Lui com material de biossegurança, termómetros para medição da temperatura corporal, equipamentos de desinfestação e o aumento de agentes dos órgãos de defesa e segurança.

Por seu turno, o responsável do posto, Inspector chefe Adelino Quintino Manuel, informou que diariamente são impedidos três a quatro carros de entrar na Lunda Norte, provenientes de Luanda.

“ Os cidadãos que se fazem transportar nas viaturas tentam ludibriar as autoridades como ajudantes ou trabalhadores de empresas de construção da Estrada Nacional 230 ou da Barragem Hidroeléctrica de Luachimo, mas são prontamente detidos, fruto de uma acção conjunta com as autoridades do Cuanza Norte, Malanje e Lunda Norte”, explicou.

A província da Lunda Norte controla 126 cidadãos em quarentena institucional e domiciliar.

Angola regista, até ao momento, 189 casos positivos, com 102 activos, 77 recuperados e 10 óbitos.

تشاندينهو