Fin Adviser

Todas Notícias > Covid-19: Governador avalia condições nas escolas

Covid-19: Governador avalia condições nas escolas

  29 Jun 2020

Covid-19: Governador avalia condições nas escolas

No âmbito das medidas de prevenção contra a Covid-19.

No âmbito da Situação de Calamidade Pública, que vigora desde 26 de Maio, o Executivo determina que as aulas, suspensas desde Março, devem retornar em duas fases distintas.

Assim, conforme o Decreto Presidencial que dá corpo a essa nova fase de excepção, as aulas do II ciclo do ensino secundário e do ensino universitário devem retomar a 13 de Julho.

Entretanto, o regresso das aulas do I ciclo do ensino secundário está previsto para 27 de Julho, caso haja condições epidemiológicas.

O governante começou a visita nos liceus 192, 250 (11 de Novembro), 195, 157, Instituto Politécnico de Administração e Gestão IPAG, Instituto Politécnico 96 Sawambo até ao complexo escolar Camarada Tchifutchi e a Escola de Formação de Técnicos de Saúde.

No liceu 192, apesar de ter o sistema de água canalizada e as respectivas torneiras a funcionar, Gonçalves Muandumba mostrou - se preocupado com o estado de degradação de algumas paredes em certas salas de aulas.

Enquanto nos liceus 96 e 157, respectivamente, a maior preocupação prende - se com a falta de energia eléctrica.

Em declarações à imprensa, o vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, Victor da Silva, disse o governo está satisfeito com as condições criadas em quase todas as escolas.

Destacou a existência de abastecimento de água canalizada nas torneiras montadas em todas escolas radiografadas.

Informou que, para além dos equipamentos de lavagem das mãos com água e sabão, os estabelecimentos de ensino terão termómetros biométricos para a medição da temperatura dos utentes na entrada.

As direcções das escolas visitadas foram orientadas para   realizarem encontros com os alunos e encarregados de educação, antes do reinicio das aulas,  afim de elucida-los sobre o uso obrigatório de máscaras.

O coordenador da comissão de gestão do gabinete provincial da Educação no Moxico, José Maria Chaves Amândio, fez saber que o processo de montagem de torneiras também será efectuado nas escolas dos demais  municípios.

O Gabinete Provincial da Educação tem sob o seu controlo 304 unidades escolares e 309 mil e 203 alunos da iniciação a 13ª classe.

تشاندينهو