no período de nove de Julho a nove de Agosto próximo.
Esse regime já vigorou durante o Estado de Emergência (de Abril a 25 de Maio) determinado pelo Governo no quadro dos esforços para o combate à pandemia, com as medidas aligeiradas na vigente Situação de Calamidade Pública.
As medidas foram anunciadas hoje pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, após reunião entre o Presidente da República, João Lourenço, e a Comissão Interministerial para a Prevenção e Combate à Covid-19.
Essas novas orientações, abarcam igualmente os estabelecimentos comerciais (incluindo cantinas), que devem funcionar das 07h00 às 16h00 e com redução da força de trabalho a 50%, prevendo-se multa de 100 a 250 mil kzs para os violadores).
Já os restaurantes e similares passam a funcionar das 08h00 às 16h00, com lotação até 50%, sendo que o não cumprimento será passível de multa variar entre 100 e 250 mil Kzs.
Nesse recuo do governo, tudo para conter a cadeia de transmissão do novo coronavírus, numa altura em que o país já regista 386 casos de infecções, está igualmente proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas.
O país conta, actualmente, com 386 infectados, com 117 recuperados e 21 óbitos e 248 casos activos.