O governante fez esse pronunciamento à imprensa, no final da reunião com a Comissão Técnica Multisectorial de Prevenção e Combate à Covid -19, tendo referido que o aumento do número de casos da doença no Cuanza –Norte exige dos cidadãos reforçarem rigorosamente o cumprimento das medidas de prevenção e outras, de forma a evitar o alastramento da pandemia para a região.
As províncias do Uíge e do Cuanza Norte estão limitadas a partir do posto de Kindando, município de Negage, que constitui um dos principais pontos de entrada e de saída para província.
Quanto ao nível de prontidão medicinal e humano, Sérgio Luther Rescova, explicou que a província está preparada para dar resposta a possíveis casos de covid-19.
Por sua vez, a directora do Gabinete Provincial da Saúde, Madalena Diogo, explicou que o Uíge controla 140 pessoas em quarentena, sendo 45 institucional e 95 domiciliar.
O hospital provincial de campanha da covid-19 no Uíge conta com 45 camas, dos quais 30 para casos leves, 10 para os suspeitos e 5 para os graves.