Fin Adviser

Todas Notícias > Covid 19: Benguela realiza primeiros 118 testes rápidos

Covid 19: Benguela realiza primeiros 118 testes rápidos

  14 Jul 2020

Covid 19: Benguela realiza primeiros 118 testes rápidos

Essa informação foi avançada na noite desta segunda-feira à imprensa pelo director provincial da Saúde, Manuel Cabinda, no final de mais um encontro da comissão provincial de combate a Covid-19.

Manuel Cabinda disse que a província recebeu mil testes rápidos, permitindo, deste modo, o descongestionamento célere dos centros de quarentena locais, onde nesta altura havia perto de 50 pessoas em quarentena institucional, dos quais 40 já tiveram alta durante a semana.

Avançou que, a par disto, se continua a fazer testes rápidos nas pessoas de risco e naquelas que estão em quarentena domiciliar, de modo a controlar possíveis casos reactivos e a situação na província continuar estável.  

“De certa forma, como devem perceber, em função da situação epidemiológica e dos números que temos estado a observar em Luanda, preocupa-nos a circulação que temos estado a ver entre Benguela e Luanda, fundamentalmente de camionistas, o que nos cria alguns problemas no controlo efectivo da situação”, disse.

Para além dos motoristas, também há dificuldades com as pessoas que ainda insistem em violar a cerca sanitária.

Reafirmou o registo de alguns casos de pessoas que têm estado a furar a cerca sanitária de Luanda e, de seguida, fixam-se, sobretudo, nos municípios do interior de Benguela.

Manuel Cabinda disse que a comissão está a trabalhar no limite das suas capacidades para suportar as pessoas em quarentena institucional, envolvendo alimentação diária, desinfecção dos locais e roupas e higiene pessoal.

O responsável acrescentou que outra grande dificuldade era o tempo de permanência das pessoas nesses locais por falta de testes rápidos, situação agora ultrapassada.

Na ocasião, disse que se está a dar início ao apetrechamento de mais uma unidade hospitalar no município da Baía Farta, que servirá de apoio, com capacidade de 120 camas.

O país conta com 525 infectados, 118 recuperados, 381 activos e 26 óbitos.

تشاندينهو