O país poderá contar, brevemente, com a tecnologia de cirurgia robótica, informou, nesta terça-feira, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, durante o seminário sobre "Cirurgia Cardíaca", ministrado por uma equipa americana.
Durante o encontro, que teve lugar no Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda, a ministra afirmou tratar-se de uma aposta importante de tecnologia para o sector da Saúde, por este motivo decorre o processo com a empresa americana "AdvantHealth" para concretização deste tipo de cirurgia no país.
Com a realização da cirurgia robótica, os pacientes de Urologia, Ginecologia, Cirurgia Geral, Tórax e Cirurgia Cardíaca irão beneficiar desta intervenção cirúrgica, avançou o Ministério da Saúde.
A cirurgia robótica é uma cirurgia minimamente invasiva, em que o paciente pode regressar às suas actividades normais muito mais rápido. É menos dolorosa e o paciente pode recuperar muito mais rápido que a cirurgia convencional e tem menos perda de sangue