Fin Adviser

Todas Notícias > COREIA DO SUL E PAÍSES AFRIACANOS ESTABELECEM DIÁLOGO SOBRE MINERAIS CRÍTICOS

COREIA DO SUL E PAÍSES AFRIACANOS ESTABELECEM DIÁLOGO SOBRE MINERAIS CRÍTICOS

  05 Jun 2024

COREIA DO SUL E PAÍSES AFRIACANOS ESTABELECEM DIÁLOGO SOBRE MINERAIS CRÍTICOS

A Coreia do Sul e 48 países africanos, incluindo Angola, concordaram em estabelecer, esta terça-feira, um diálogo de alto nível para a cooperação em cadeias de abastecimento de minerais críticos, no âmbito da primeira Cimeira que decorre em Ilsan, norte de Seul, capital do país.

O anúncio foi feito pelo presidente coreano Yoon Suk Yeol, durante o evento em que participam delegações de 48 países africanos, incluindo 25 Chefes de Estado e de Governo, tendo destacado a importância crescente dos recursos minerais necessários para alimentar indústrias emergentes, como a electromobilidade, as baterias e as energias renováveis.

"Reconhecendo a liderança da Coreia nas indústrias avançadas e a importância de África como uma região de importância global para reservas minerais críticas, enfatizamos a necessidade de expandir a cooperação mutuamente benéfica e a partilha de conhecimentos, inclusive a nível ministerial, para promover indústrias ligadas aos minerais críticos”, refere o comunicado conjunto divulgado no desfecho dos trabalhos de ontem. "Neste contexto, concordamos em lançar um Diálogo Coreia-África sobre Minerais Críticos, que servirá como importante base institucional para o fortalecimento da cooperação Coreia-África”, lê-se, ainda, no documento.

No discurso de abertura do evento, o Presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, disse, na presença de delegações de 48 países africanos, incluindo 25 Chefes de Estado e de Governo, que a cimeira marca o início de uma nova era de cooperação entre a quarta maior economia da Ásia e o continente africano.

"A cimeira de hoje marcará um marco importante na nova era dos laços entre a Coreia do Sul e África”, afirmou, ao dirigir-se às delegações que participaram nos dois dias da reunião. "Esperamos poder começar prontamente nossa grande jornada para construir o futuro juntos”, acrescentou. 

Angola participa da Cimeira com uma delegação encabeçada pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, em representação do Presidente da República, João Lourenço.

تشاندينهو