Fin Adviser

Todas Notícias > EXECUTIVO APOSTA NO SECTOR MINEIRO

EXECUTIVO APOSTA NO SECTOR MINEIRO

  20 Jun 2024

EXECUTIVO APOSTA NO SECTOR MINEIRO

O executivo tem vindo a realizar grandes investimentos na diversificação do sector mineiro para o desenvolvimento das suas múltiplas cadeias, garantiu nesta quinta-feira o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correia Victor.

Jânio Correia Victor,que falava durante a 14ª sessão do programa “Comunicar por Angola” aos profissionais de Comunicação Social, fez saber que a aposta do governo no sector criou uma nova dinâmica na área dos diamantes e de outros minerais, consequentemente na materialização dos objectivos preconizados.

Segundo o Secretário de Estado, é visão do sector tornar o mineiro mais diversificado, implementado e desenvolvido nas múltiplas cadeias de valor de minerais, apoiado por uma política de formação e de valorização de quadros nacionais com envolvimento do sector privado nas oportunidades de negócio.

O responsável revelou que o aumento de investimentos feito pelo governo até a data presente fez com que estabelecesse o apoio aos produtores para aumentar a produção de diamantes e ouro, estender a cadeia de valor, bem como assegurar o aproveitamento de recursos minerais não metálicos, como fosfatos e potássio para produção de fertilizante e calcário para correcção dos solos.

Jânio Victor referiu que a aposta do executivo no sector permitiu incrementar a capacidade de lapidação de diamantes no país e também deu acesso à elaboração do regulamento Técnico de Comercialização de diamantes brutos para fábricas de lapidação no Polo de Desenvolvimento do Saurimo, o que perfaz um total de 9 fábricas no país.

Para dinamizar a produção dos minerais, a província de Cabinda tem apostado na produção de ouro, posteriormente transformado numa barra de 99 porcento de forma equilibrada, enquanto que o município de Viana, em Luanda, contará em breve com uma refinaria de ouro. Por outro lado, o investimento realizado pelo governo já beneficiou mais de 27 mil empregos.

"Comunicar por Angola" é um projecto do executivo com a chancela do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), no qual várias instituições do governo são convidadas a apresentar seus programas de desenvolvimento e objectivos alinhados ao Plano de Desenvolvimento Nacional ((PDN 2023-2027).

تشاندينهو