Fin Adviser

Todas Notícias > GOVERNO DE ANGOLA E BANCO MUNDIAL APOSTAM NA DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO

GOVERNO DE ANGOLA E BANCO MUNDIAL APOSTAM NA DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO

  18 Jul 2024

GOVERNO DE ANGOLA E BANCO MUNDIAL APOSTAM NA DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO

O Secretário de Estado para o Investimento Público, Ivan Emanuel Marques dos Santos, informou nesta quinta-feira que o governo de Angola e o Banco Mundial estão a trabalhar na implementação do projecto de Aceleração da Diversificação da Economia e Criação de Emprego, com um orçamento de 300 milhões de dólares.

Ivan Marques dos Santos, que falava durante a 21ª sessão temática do programa "Comunicar por Angola," no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), referiu que o projecto tem como objetivo promover as políticas públicas, melhorar os negócios, diversificar a economia, desenvolver o mercado regional e fortalecer o sector privado.

Dentro deste projecto, foi redefinido e incluído o corredor do Lobito, devido às suas valências na melhoria de negócios e dinamização da economia, em parceria com o sector privado.

O secretário de Estado destacou a execução do plano, explicando que 50 milhões de dólares foram gastos em instalações do sector e gestão provinciais, visando a maior sustentabilidade do sector.

Entre os resultados esperados, o responsável apontou a redução do tempo de desalfandegamento em 20%, beneficiando 12 mil empresas, com o fundo do projecto estabelecido e capitalizado, 60 milhões de dólares investidos em infraestruturas públicas, 10 mil empresas diagnosticadas e 250 empréstimos facilitados para empresas.

O programa também aposta na implementação e dinamização do comércio transfronteiriço, aumento de emprego, recuperação económica e redução da pobreza nas zonas rurais.

"Comunicar por Angola" é um programa do executivo, sob a chancela do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), no qual várias instituições do governo são convidadas a apresentar seus programas de desenvolvimento e objectivos alinhados ao Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023–2027).

تشاندينهو