Fin Adviser

Todas Notícias > PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO ABORDA REFORÇO DA COOPERAÇÃO COM ISMAIL GUELLEH

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO ABORDA REFORÇO DA COOPERAÇÃO COM ISMAIL GUELLEH

  22 Jul 2024

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO ABORDA REFORÇO DA COOPERAÇÃO COM ISMAIL GUELLEH

O reforço das relações entre Angola e o Djibouti dominou o encontro que o Presidente João Lourenço manteve, neste domingo, em Accra, com o homólogo Ismaïl Guelleh.

O encontro aconteceu à margem da 6ª Reunião de Coordenação Semestral entre a União Africana e as Comunidades Económicas Regionais e os Mecanismos Regionais, que juntou vários estadistas africanos e líderes das comunidades económicas regionais e dos mecanismos regionais, em Accra, para discutir o reforço da integração regional e continental.

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, referiu que o Djibouti é um país com boa estabilidade e uma situação económica estável, sendo, por isso, um dos parceiros importantes a nível do continente africano.

"É, também, um dos países de um dos candidatos à presidência da Comissão da União Africana, sendo, por isso, normal que, nesta ocasião, o Presidente do Djibouti tenha aproveitado para falar da candidatura do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, que é um dos candidatos sonantes”, aclarou o chefe da diplomacia angolana.

Angola e o Djibouti assinaram, em Fevereiro deste ano, em Adis Abeba, capital da Etiópia, os três primeiros instrumentos jurídicos de cooperação, nomeadamente o Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas entre o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional do Djibouti, Acordo entre o Governo de Angola e o do Djibouti sobre Isenção de Vistos para titulares de Passaportes Diplomáticos e de Serviço e, por último, o Acordo Geral de Cooperação Económica, Técnica, Social e Científica entre os dois Governos, assinados pelos chefes das diplomacias dos dois países, Téte António e Mahamoud Ali Youssouf.

Os dois países manifestaram vontade em cooperar, igualmente, nos domínios Político-Diplomático, Defesa e Segurança, com realce para a luta contra o terrorismo, Indústria, Comércio e Logística, Transportes, Energia e Infra-estruturas, assim como partilhar experiências no domínio da Gestão Portuária e fomentar o intercâmbio a nível do sector empresarial privado. Encontro com Nguesso.

O Chefe de Estado manteve, também ontem, à margem da 6ª Reunião de Coordenação Semestral entre a União Africana e as Comunidades Económicas Regionais e os Mecanismos Regionais, um outro encontro com o homólogo da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, com quem abordou questões de interesse bilateral e regional, tal como deu a conhecer o ministro das Relações Exteriores.

تشاندينهو