Fin Adviser

Todas Notícias > MÁ QUALIDADE DAS NOTAS NOS TERMINAIS AUTOMÁTICOS PREOCUPA BNA

MÁ QUALIDADE  DAS NOTAS NOS TERMINAIS AUTOMÁTICOS PREOCUPA  BNA

  24 Jul 2024

MÁ QUALIDADE DAS NOTAS NOS TERMINAIS AUTOMÁTICOS PREOCUPA BNA

A administradora executiva do Banco Nacional de Angola (BNA) Marília de Fátima Trindade Viana Poças afirmou, em Menongue, província do Cuando Cubango, que a sua instituição está preocupada com a má qualidade das notas que são colocadas pelos bancos comerciais nos ATM (Terminais Automáticos).

Em declarações à imprensa, no final da reunião do Comité de Política Monetária, Marília de Fátima Trindade Viana Poças disse que esta situação tem sido uma preocupação para o BNA, nos últimos tempos, e por este facto, no dia 6 de Junho, realizou um encontro, na cidade de Saurimo, província da Lunda-Sul, que teve também como abordagem a necessidade dos bancos comerciais disponibilizarem notas com qualidade.

O BNA, garantiu a gestora, tem normas que estabelecem a qualidade de notas que devem ser colocadas nos ATM ou circular no mercado nacional.

"Estamos a ver a possibilidade de tornar ainda mais restritivo este normativo em relação à circulação da qualidade das notas”, disse, acrescentando que nos próximos dias o Banco Nacional de Angola vai iniciar um processo de inspecção às tesourarias centrais dos bancos, para garantir que os mesmos possam colocar à disposição da população notas em condições em todos os seus serviços, com destaque no pagamento nos balcões e nos ATM.

Marília de Fátima Trindade Viana Poças disse que o BNA tem estado a sensibilizar os bancos comerciais no sentido de prestarem sempre um serviço de qualidade aos seus clientes.

Se nos próximos dias a situação não mudar de paradigma, alertou, o Banco Nacional de Angola vai passar por uma acção mais activa em relação a esta questão.

De acordo com as estatísticas do BNA do mês de Junho, o volume de massa monetária que circula actualmente na economia nacional é de cerca de 470 milhões de notas, o que corresponde ao montante de 760 mil milhões de kwanzas.

تشاندينهو