Fin Adviser

Todas Notícias > QUINTO DIAMANTE COM MAIS DE 100 QUILATES É EXTRAIDO NA MINA DO LULO

QUINTO DIAMANTE COM MAIS DE 100 QUILATES É EXTRAIDO  NA MINA DO LULO

  31 Jul 2024

QUINTO DIAMANTE COM MAIS DE 100 QUILATES É EXTRAIDO NA MINA DO LULO

A companhia de diamantes Lucapa apresentou, nesta terça-feira, o quinto diamante de mais de cem quilates extraído da mina angolana do Lulo este ano, a oitava maior descoberta desde que começou as operações aluviais em 2015.

Trata-se de um diamante de 176 quilates tipo IIa, categoria em que se enquadram apenas dois por cento dos diamantes do mundo, com grande grau de transparência e pureza, extraído da mina aluvial, referiu.

"É o 45.º diamante de mais de 100 quilates a ser encontrado no Lulo e o oitavo maior desde o início das operações aluviais em 2015”, refere a empresa, em comunicado, salientando que a recuperação destes diamantes de elevado valor tem sido uma importante fonte de receita para a mina do Lulo. Em meados deste mês, a Lucapa, gerida pela australiana Lucapal, a estatal angolana Endiama e pela sociedade anónima Rosa &cPétalas, fez o anúncio de novos esforços para alcançar a fonte das pedras gigantes que desde 2016 saem do aluvião da mina do Lulo e confirmar que "continuam à busca do kimberlito mágico”.

Há um kimberlito mágico algures dentro dos 3.000 quilómetros quadrados do couto mineiro do Lulo, na Lunda-Norte, onde, desde 2016, já foram encontrados dezenas de diamantes com mais de 100 quilates e um raro exemplar com 404 quilates, mas que ninguém sabe onde está.

Na semana passada, a Sociedade Mineira do Lulo, que opera no município de Capenda-Camulemba, província da Lunda-Norte, encaixou 51 por cento de um total de 21,6 milhões de dólares (18,8 mil milhões de kwanzas) com a venda de 2.974,24 quilates de diamantes brutos, leiloado pela Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM).

تشاندينهو