O Festival de Publicidade (FESTIPUB) chega à sua 4ª edição, agora com um Conselho Consultivo Internacional composto por 13 renomados profissionais de publicidade e marketing dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). O órgão terá como funções supervisionar, promover e regular todo o processo organizativo do evento, com maior rigor.
A informação foi divulgada nesta terça-feira, durante uma conferência de imprensa no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), pelo diretor-geral do FESTIPUB, Gildo Mariano.
Durante o evento, Gildo Mariano anunciou que as inscrições para o festival serão abertas no dia 12 de setembro, via online.
Segundo o responsável, o objectivo do FESTIPUB é promover a excelência da criatividade na comunicação empresarial, premiando anunciantes, agências, produtoras e estúdios cujos trabalhos têm impulsionado o mercado publicitário e de comunicação nos PALOP. Gildo Mariano informou ainda que o festival, que acontecerá em Luanda, reconhecerá os melhores trabalhos de publicidade e marketing em Angola e nos demais países dos PALOP.
Estão previstas 12 categorias e suas respectivas subcategorias, somando 74 prémios, que serão distribuídos durante a gala. Os troféus incluirão o Grande Prémio FESTIPUB, 16 Prémios Platina e 57 prémios Ouro, Prata e Bronze.
Uma das grandes novidades desta edição, de acordo com Gildo Mariano, será a ampliação do espaço de actuação do festival, visando promover a actividade publicitária e as acções de marketing nos países participantes. O objectivo é reconhecer a qualidade dos trabalhos publicitários e expandir as oportunidades de premiação para diferentes sectores, com a inclusão de quatro novos prémios Platina: Locutor Publicitário Comercial, Locutor Publicitário Institucional, Mestre de Cerimónias Internacionais e Mestre de Cerimónias Corporativo.
O Conselho Consultivo do FESTIPUB também revisou e aprovou as 12 categorias e subcategorias do concurso, tendo escolhido 22 jurados nacionais e internacionais, seguindo critérios de reconhecimento e excelência profissional.
Paralelamente ao FESTIPUB, serão realizadas as “FestiTalks”, conferências que contaram com grande apoio em edições anteriores. Essas sessões terão a participação de estudantes, profissionais de publicidade e marketing, além de entusiastas das indústrias criativas.
Gildo Mariano acrescentou que empresas e indústrias com actividade nos PALOP, tanto individuais quanto corporativas, poderão participar do festival, desde que tenham veiculado trabalhos em seus países ou no exterior entre 1º de Janeiro e 31 de Dezembro de 2023. A votação do júri e do público decorrerá de 4 a 13 de Outubro, com a publicação da shortlist no dia 14. A gala de premiação está agendada para o dia 25 de utubro no CCTA.
Criado em 2021, o FESTIPUB tem desempenhado um papel crucial no crescimento do mercado publicitário e da comunicação, em cooperação com o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTCS).