João Lourenço, que se dirigia aos deputados da Assembleia Nacional do Ghana, no quadro de uma sessão especial, manifestou-se convicto de que os dois países possam atingir os fins preconizados no âmbito da cooperação, optimizando a utilização dos importantes mecanismos de que a África dispõe, para potenciar os seus recursos e obter resultados tangíveis no quadro da Zona de Comércio Livre do Continente Africano (ZCLCA), com vista a promover os investimentos e negócios impulsionadores do desenvolvimento.
“Identificámos as áreas em que os nossos dois países vão implementar acções de cooperação, nomeadamente no sector da exploração de petróleo e gás, no sector da agro-pecuária, do turismo, da cultura e outros, das quais pretendemos obter resultados mutuamente vantajosos e com um impacto directo na melhoria das condições de vida das nossas populações”, reforçou.
João Lourenço manifestou-se animado e com desejo de dar um passo mais no sentido do aprofundamento das relações bilaterais, de modo a que se consiga complementar os resultados alcançados com a visita realizada pelo Presidente ghanense, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, a Angola, em 2019, durante a qual foi definido um quadro em cujo âmbito se projecta um conjunto de iniciativas e acções tendentes a reforçar o intercâmbio entre os dois países.
Revisão pontual da Constituição
Numa outra vertente, o Presidente da República afirmou que a revisão pontual da Constituição visa o aprofundamento da democracia, tornando-a mais participativa e inclusiva.
“Temos hoje uma democracia pujante que cumpre regularmente os seus ciclos de realização de eleições, e que permite que ao nível da nossa Assembleia Nacional se abordem os problemas e as preocupações fundamentais do país num ambiente salutar e de grande harmonia”, apontou.
O Presidente da República efectua, desde segunda-feira (1), uma visita oficial de Estado, de dois dias ao Ghana para o aprofundamento das relações bilaterais.