Fin Adviser

Todas Notícias > MAIS DE 408 MIL FUNCIONÁRIOS CONSTAM NO CADASTRO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

MAIS DE 408 MIL FUNCIONÁRIOS CONSTAM NO CADASTRO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

  25 Sep 2024

MAIS DE 408 MIL FUNCIONÁRIOS CONSTAM NO CADASTRO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A Secretária de Estado para a Administração Pública, Amélia Augusto Varela, revelou que o número de funcionários e agentes administrativos ao serviço da administração pública em Angola chegou a 408.288 até Dezembro de 2023.

A informação foi divulgada durante a 30ª sessão temática do programa "Comunicar por Angola", realizada na quarta-feira, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), com o tema “Programa de Reforma da Administração Pública”.

Amélia Varela destacou que, apesar do número elevado de funcionários, o sector ainda enfrenta desafios que estão sendo tratados por meio da regulamentação da Lei n° 26/22, de Agosto.

Segundo a responsável, importantes reformas estão em curso na administração pública, com foco na atualização das políticas implementadas pelo governo.

Um dos avanços mencionados foi a atualização do estudo sobre a macroestrutura da administração pública angolana, que abrange o período de 2000 a 2017. No que se refere à gestão de recursos humanos, Varela destacou o desenvolvimento de uma plataforma integrada de gestão de recursos humanos, que promete melhorar a eficiência na administração do sector.

Outro ponto, foi a revisão das regras de ingresso na função pública, com a criação de uma entidade única, visando maior eficácia e transparência nos concursos públicos, tanto no sector central quanto na administração indirecta do Estado.

A aprovação do Decreto n° 112/24, de 17 de Maio, também foi mencionada. Este decreto estabelece novos procedimentos de recrutamento e selecção para a função pública, incluindo a criação da “Bolsa de Candidatos”. Esta medida permitirá que candidatos aprovados, mas não admitidos por falta de vagas, possam ser aproveitados em futuras oportunidades.

Além disso, a secretária de Estado adiantou que uma proposta de diploma sobre as condições de exercício de cargos de direcção e chefia na administração pública está em fase de discussão. A proposta prevê ajustes nos requisitos e perfis para tais funções, além da obrigatoriedade de cursos de formação especializada.

"Comunicar por Angola" é uma iniciativa do governo, sob a coordenação do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS). O programa convida diversas instituições públicas a exporem seus projectos e metas, com foco no alinhamento aos objectivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023–2027).

تشاندينهو