Manuel Homem, que falava durante o acto de abertura do Seminário Metodológico de Comunicação dos Serviços de Imprensa das Missões Diplomáticas, disse que o cumprimento de tal desiderato exige dos adidos de imprensa uma boa conexão com grupos de interesse previamente definidos, enquanto público-alvo das acções e processo de comunicação.
De acordo com o governante, a promoção da imagem de Angola deve estar centrada nas leis de incentivo e sobre o Investimento Privado Directo (IPD), bem como a segurança jurídica (tribunais, sua independência e imparcialidade), repatriamento de dividendos por parte dos investidores, a expansão do comércio bilateral, multilateral e a promoção das exportações e atracção de investimento estrangeiro.
Devemos ter em atenção a comunicação institucional do Governo, sobretudo, o Plano de Comunicação Estratégica do Executivo, as questões Operacionais do Plano Estratégico de Comunicação e ainda o ecossistema, o Manual do Adido e respectivo plano de acção”, destacou.
Manuel Homem sublinhou ser ainda necessário ter-se em atenção o Plano de Comunicação Institucional do Ministério das Relações Exteriores, além dos desafios de Comunicação, mais virado para a Comunicação Digital, Estrutura e Unificada dos Portais e da Segurança Digital nas Missões Diplomáticas.
Destacou ainda que o manual de funções dos adidos de imprensa define acções de comunicação, marketing e relações públicas, com o objectivo de disponibilizar ferramentas para organizar e executar a estratégia de comunicação institucional do Executivo junto das missões diplomáticas consulares e representações permanentes de Angola no exterior e apoiar a implementação de uma nova diplomacia económica eficiente e eficaz.
O evento decorreu no Centro de Formação de Jornalistas e juntou vários adidos de imprensa que se preparam para iniciar as funções, tendo outros, espalhados por alguns países, participado em videoconferência. Chefes de missões diplomáticas estiveram entre os participantes.