O Plano Nacional de Comunicação Institucional do Executivo (PNCIE), para o período 2024-2027, será o principal instrumento de política para uma comunicação pública mais estruturada, inclusiva e sistematizada, anunciou,nesta terça-feira, em Luanda, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Mário Oliveira.
Ao discursar no 3º Encontro Metodológico da Comunicação Institucional do Executivo, realizado sob o lema “Esclarecer mais e comunicar melhor”, o ministro destacou que o plano visa moldar a opinião pública e conquistar maior aceitação para as políticas e programas do Governo, promovendo o progresso social.
“Com a entrada em vigor deste Plano, inauguramos uma nova etapa na gestão da comunicação institucional do país, pautada pela coordenação, monitoramento e trabalho em equipa para servir Angola e os angolanos”, sublinhou Mário Oliveira.
O governante reforçou que a comunicação, quando feita de forma profissional, se torna essencial na materialização das políticas públicas, destacando ainda que o avanço tecnológico e as transformações socioculturais desafiam e impulsionam novas estratégias de comunicação.
50 anos de independência
Mário Oliveira anunciou também o início do Programa de Celebrações dos 50 Anos de Independência Nacional, que contará com eventos no país e no exterior.
Segundo o ministro, a comunicação institucional terá um papel central no sucesso do calendário comemorativo, reforçando o espírito de união e mobilizando angolanos em todas as regiões.
O governante apelou aos adidos de imprensa para intensificarem a comunicação voltada às comunidades angolanas no exterior, permitindo que mesmo os cidadãos distantes acompanhem e contribuam para o desenvolvimento do país.
Expectativas e desafios
Os participantes ao encontro mostraram-se confiantes na implementação do PNCIE. Marlene Gomes, conselheira de imprensa no Reino de Espanha, destacou que o plano é claro e bem alinhado aos objectivos estratégicos do Governo, visando fortalecer a imagem de Angola no cenário internacional e conquistar financiamentos.
Já António de Sousa, adido de imprensa no Reino Unido, afirmou que o plano atende às exigências de uma comunicação mais eficaz, tanto interna quanto externa, promovendo valores culturais e potencialidades turísticas do país.
Com o lema “Esclarecer mais e comunicar melhor”, o PNCIE surge como um marco na profissionalização e dinamização da comunicação pública angolana, focado na transparência e no engajamento com a sociedade.