Fin Adviser

Todas Notícias > JOE BIDEN PROMETE VOLTAR A ANGOLA PARA VER O CORREDOR DO LOBITO

JOE BIDEN PROMETE VOLTAR A ANGOLA PARA VER O CORREDOR DO LOBITO

  05 Dec 2024

JOE BIDEN PROMETE VOLTAR A ANGOLA PARA VER O CORREDOR DO LOBITO

Os Estados Unidos da América (EUA) aumentaram para 4 biliões de dólares (3,65 mil milhões de kwanzas ao câmbio do dia de quarta-feira, em que 1 dólar custava 912,8 kwanzas) o financiamento ao Corredor do Lobito, na província de Benguela, com o apoio adicional de 600 milhões de dólares anunciados nesta quarta-feira pelo Presidente Joe Biden.

“Os Estados Unidos vão investir 600 milhões de dólares de investimentos adicionais para a expansão das infra-estruturas agrícolas, para construir na alta velocidade e continuar a reformar a linha férrea”, anunciou.O Chefe de Estado norte-americano interveio na Cimeira Multilateral sobre o Corredor do Lobito, realizada, no município da Catumbela, província de Benguela, com a participação dos Presidentes de Angola, João Lourenço, o anfitrião, da RDC, Félix Tshisekedi, da Zâmbia, Hakainde Hichilema, e do Vice-Presidente da Tanzânia, Filip Isdor Mpango.

Biden voltou a sublinhar a importância da infra-estrutura ferroviária de 1.344 quilómetros (só em território angolano) e 1.866 quilómetros (na sua extensão total) para as economias de Angola, Zâmbia e RDC, como também pela ligação até à Tanzânia. Esta última acção, já em curso, deverá permitir a ligação entre os Oceanos Atlântico e o Índico e acelerar o comércio global.

Segundo o Presidente Biden, é fantástica a ideia de que o transporte de mercadorias, feito actualmente em 45 dias, vai baixar para um prazo de 45 horas. Desde logo, referiu Joe Biden na sua intervenção, aquilo que os Estados Unidos e parceiros fizerem, nos próximos seis a sete anos, terá uma influência muito importante sobre o que acontecerá nos próximos 60 anos.“Então, a nossa parceria pode encarregar-se de tudo. Quando lancei este projecto (Parceria Global de Infra-estruturas - PGI), no ano passado, com os parceiros do G-7, disse-lhes que o objectivo seria o de construir um futuro melhor. O futuro chegou”, afirmou.

Linha transcontinental

O Presidente dos Estados Unidos da América disse, ontem, na Cimeira Multilateral, em Benguela, que está lançado o trilho da linha férrea pela qual se vai construir a primeira linha ferroviária transcontinental em África.

Joe Biden não poupou elogios às iniciativas dos países parceiros e de todo o sector privado envolvido no projecto, tendo sublinhado o quanto gostaria que o mundo pudesse ver o que viu no dia de ontem, pois acredita que os vagões dos comboios vão encurtar o tempo de viagem e os silos irão transformar a região subsaariana de África de importadora de grãos em exportadora.

“Há meses, a República Democrática do Congo enviou o primeiro carregamento de cobre; uma viagem que antes levava 45 dias para chegar aos Estados Unidos da América, e que passam a menos de 45 horas, pelas mudanças que se fizeram. Esses ganhos vão ter de transformar toda a tecnologia, energias limpas, segurança alimentar. Tudo será mais rápido, mais limpo, mais económico e o mais importante, pois a minha mensagem é muito clara: Continuemos a seguir em frente”, declarou.

Sector privado

Todo o investimento já anunciado pelos EUA no Corredor do Lobito leva a uma percepção dos investimentos se posicionarem em torno dos 4,0 mil milhões de dólares. Contudo, o Presidente Biden anunciou, claramente, que há operadores privados muito interessados em investir e de que um certo grupo, colectivamente, vai investir mais 6,0 mil milhões de dólares, no âmbito da parceria público-privada.

“Como todos sabem muito bem, as nações ao longo do Corredor também enfrentam problemas difíceis. Por isso, precisamos de continuar a colaborar e a trabalhar juntos; e eu acredito muito nisso. Trabalhar e colaborar juntos para mobilizar mais capital, para erguer mais infra-estruturas e tornar as soluções reais para ajudar África e estar na dianteira”, referiu o estadista americano.“Disse aos meus colegas, nos últimos dias, que até 2070 o continente africano terá a metade da população mundial, que não vão conseguir sobreviver se não tiverem as infra-estruturas certas. É preciso contar com isso. Ajudar África a liderar o caminho, precisamos de mais capital e mais infra-estruturas para mostrar, realmente, essas soluções. Por isso, é que estivemos na Cimeira Multilateral, para ouvir cada um dos líderes dessa região”, acrescentou.

Apoio do AFC

A Corporação Financeira Africana (AFC) também anunciou ontem, em Benguela, a abertura de uma linha de apoio de 500 milhões de dólares para os operadores do Corredor do Lobito.

O referido montante visa garantir que as empresas do sector privado possam gerar maior volume de carga e investimentos, e que os sectores da agricultura familiar, energia, indústria, comércio e serviços possam tirar o maior e melhor partido destas vantagens.

Biden prometeu voltar a Angola, embora sem ter referido a data, mas deixou uma certeza: “prometo que vou voltar a Angola para ver o Corredor do Lobito”, disse no discurso de encerramento da Cimeira Multilateral.

Joe Biden afirmou que não poupará esforços e que utilizará todas as inteligências e os meios necessários para garantir que o sonho ainda quando senador se realize.

Como forma de estabelecer um paralelo entre o projecto da linha férrea transafricana, Joe Biden lembrou, ainda, a influência de Abraham Lincoln no século XIX, quando desenvolveu o primeiro projecto transcontinental ferroviário do mundo, que ligou o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico.

تشاندينهو