Fin Adviser

Todas Notícias > ANGOLA PRETENDE VENDER ENERGIA ELÉCTRICA A ÁFRICA DO SUL

ANGOLA PRETENDE VENDER ENERGIA ELÉCTRICA A ÁFRICA DO SUL

  09 Dec 2024

ANGOLA PRETENDE VENDER ENERGIA ELÉCTRICA A ÁFRICA DO SUL

Angola está disponível a vender energia eléctrica à África do Sul, país que atravessa actualmente um período de défice no fornecimento deste bem, afirmou o embaixador acreditado em Pretória.

Em entrevista à Angop, Rui Xavier adiantou que este é um dos assuntos a serem discutidos durante a visita que o Presidente João Lourenço efectua esta semana à África do Sul.

“Angola, neste momento, já é auto-suficiente na produção de energia e estamos prontos a vender à África do Sul, desde que o sector privado sul-africano ou outro abrace essa iniciativa com a construção de linhas de transporte de Angola para a África do Sul via Namibia”, disse.

O diplomata que negou as relações entre os dois países estejam a conhecer “alguns altos e baixos”. Pelo contrário, considerou que as mesmas (relações) estão “cada vez mais consolidadas” e, como prova, apontou a visita que o Presidente Cyril Ramaphosa efectuou a Angola, em Agosto, e a que o Chefe de Estado angolano vai efectuar a esta semana à Africa do Sul.

De Janeiro a Setembro deste ano, o volume de negócios entre os dois países foi de 788 milhões 92 mil e 779 dólares, revelou Rui Xavier, sublinhando que a balança comercial é favorável a Angola, que exporta para a África do Sul petróleo e diamantes. Numa altura em que o Governo angolano trabalha para a diversificação da economia, empresários sul-africanos têm manifestado interesse em investir em Angola, disse o embaixador, apontando os sectores das Minas, Turismo, Energia e Infra-estruturas como os alvos preferenciais.

O turismo é uma das apostas no âmbito da diversificação económica. O embaixador anunciou, para o próximo ano, na Cidade do Cabo, a realização de um Fórum sobre o Turismo, no qual deve participar o ministro Márcio Lopes e promotores da actividade turística, com vista a dar a conhecer as potencialidades Angola neste sector e atrair turistas sul-africanos.

A nível multilateral, referiu, Angola e África do Sul procuram coordenar posições em fóruns nacionais e internacionais, com vista a fortalecer as suas vozes e influência no cenário global. Essa actuação conjunta, segundo o embaixador angolano, tem sido fundamental para a promoção de uma agenda compartilhada de desenvolvimento, estabilidade e resolução de conflitos na região.

A assumpção, a partir do próximo, pela África do Sul, da presidência do G20 também foi abordada durante a entrevista. O embaixador Rui Xavier adiantou que Angola vai apoiar as iniciativas que Pretória desenvolver durante a sua presidência, no sentido de serem encontradas soluções nos mais variados domínios em prol do planeta e das suas populações.

“A participação de Angola, no próximo ano, na Cimeira do G20, na África do Sul, como convidada, já por ocasião da liderança do Presidente João Lourenço na União Africana, acabará por criar condições para o país continuar a acompanhar de perto a agenda das maiores economias do mundo, pelo que Angola poderá obter grandes vantagens”, perspectivou.

تشاندينهو