A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, recebeu, nesta quarta-feira, em Luanda, as Cartas Credenciais do chefe da Delegação Regional do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para a África Austral, com o estatuto de não-residente, Jules Amoti.
Durante o acto de entrega e recepção deste instrumento protocolar, que decorreu no edifício sede da diplomacia angolana, as partes abordaram questões ligadas à cooperação humanitária entre Angola e o CICV, com particular destaque para a importância do fortalecimento das acções conjuntas nas áreas de apoio humanitário, protecção de populações vulneráveis e assistência às comunidades mais necessitadas.
Neste particular, Esmeralda Mendonça reconheceu o papel fundamental desempenhado pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha a nível mundial e reiterou a disponibilidade do governo angolano para continuar a cooperar com a organização no cumprimento do seu mandato humanitário, segundo um comunicado do MIREX.
Com residência em Pretória, na África do Sul, o chefe da Delegação Regional do CICV para a África Austral representa igualmente esta organização humanitária nas Repúblicas do Botswana, Malawi, Namíbia, Zâmbia e Zimbabue, assim como nos Reinos de Eswatini e Lesotho.
Nascido na República Democrática do Congo, Jules Amoti é um diplomata com vasta experiência humanitária, tendo desempenhado funções de liderança em diversas operações do CICV no continente africano e em outras regiões.
Com uma carreira dedicada à promoção do direito internacional humanitário, coordenação de operações de assistência e protecção às populações vulneráveis, o responsável traz consigo uma sólida trajectória de cooperação com governos e parceiros regionais, com vista na resolução de crises humanitárias e a mitigação do sofrimento humano.
É licenciado em Geografia pelo Instituto Pedagógico Superior de Bukavu, da República Democrática do Congo e, é MBA (Mestre em Administração de Empresas) em Liderança, Inovação e Mudança na Universidade de York St. John do Reino Unido, em parceria com o Robert Kennedy College de Zurique, Suíça.