Fin Adviser

Todas Notícias > CHEFE DA DELEGAÇÃO DA CRUZ VERMELHA PARA ÁFRICA AUSTRAL APRESENTA CARTAS CREDENCIAIS

CHEFE DA DELEGAÇÃO DA CRUZ VERMELHA PARA ÁFRICA AUSTRAL APRESENTA CARTAS CREDENCIAIS

  19 Dec 2024

CHEFE DA DELEGAÇÃO DA CRUZ VERMELHA PARA ÁFRICA AUSTRAL APRESENTA CARTAS CREDENCIAIS

A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, recebeu, nesta quarta-feira, em Luanda, as Cartas Credenciais do chefe da Delegação Regional do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para a África Austral, com o estatuto de não-residente, Jules Amoti.

Durante o acto de entrega e recepção deste instrumento protocolar, que decorreu no edifício sede da diplomacia angolana, as partes abordaram questões ligadas à cooperação humanitária entre Angola e o CICV, com particular destaque para a importância do fortalecimento das acções conjuntas nas áreas de apoio humanitário, protecção de populações vulneráveis e assistência às comunidades mais necessitadas.

Neste particular, Esmeralda Mendonça reconheceu o papel fundamental desempenhado pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha a nível mundial e reiterou a disponibilidade do governo angolano para continuar a cooperar com a organização no cumprimento do seu mandato humanitário, segundo um comunicado do MIREX.

Com residência em Pretória, na África do Sul, o chefe da Delegação Regional do CICV para a África Austral representa igualmente esta organização humanitária nas Repúblicas do Botswana, Malawi, Namíbia, Zâmbia e Zimbabue, assim como nos Reinos de Eswatini e Lesotho.

Nascido na República Democrática do Congo, Jules Amoti é um diplomata com vasta experiência humanitária, tendo desempenhado funções de liderança em diversas operações do CICV no continente africano e em outras regiões.

Com uma carreira dedicada à promoção do direito internacional humanitário, coordenação de operações de assistência e protecção às populações vulneráveis, o responsável traz consigo uma sólida trajectória de cooperação com governos e parceiros regionais, com vista na resolução de crises humanitárias e a mitigação do sofrimento humano.

É licenciado em Geografia pelo Instituto Pedagógico Superior de Bukavu, da República Democrática do Congo e, é MBA (Mestre em Administração de Empresas) em Liderança, Inovação e Mudança na Universidade de York St. John do Reino Unido, em parceria com o Robert Kennedy College de Zurique, Suíça.

تشاندينهو