O primeiro voo internacional inaugural no Aeroporto Internacional Paulo Teixeira Jorge, localizado no município da Catumbela, província de Benguela, com 35 passageiros abordo, foi realizado, neste sábado , com destino a Windhoek, capital da Namíbia.O feito coube a companhia privada nacional FlyAo.
Trata-se do primeiro voo desde a certificação internacional do aeroporto Paulo Teixeira Jorge, decorrida no passado dia 12 deste mês.
Os primeiros passageiros a bordo do avião que aterrou no Aeroporto Internacional Hosea Kutako, em Windhoek, manifestaram-se satisfeitos com o ganho que contribui na redução de custos.
Lersene Mota disse que é uma satisfação enorme, visto que os passageiros de Benguela já não precisam deslocar-se a Luanda, para poder seguir a Windhoek (Namíbia), para passeios, consultas médicas, férias e outros motivos.
“Não precisamos passar aqueles transtornos de ir para Luanda e procurar um sítio para hospedar-se por causa de fazer trânsito, ficar muito tempo no aeroporto à espera da hora de partida do voo. Agora, saímos de casa directamente para o Aeroporto Internacional Paulo Teixeira Jorge e seguimos para o destino (Windhoek)”, disse.
Por sua vez, o passageiro Rafael Cardoso destacou as vantagens associadas aos negócios e a oportunidade de os passageiros beneficiarem-se de serviços de novas companhias aéreas, tendo uma maior oferta de rotas disponíveis para outros destinos.
O delegado da Fly Angola, em Benguela, Elvis Manzambi, disse que o primeiro voo aconteceu em conformidade com o que estava traçado. “O nosso voo partiu para Windhoek, como estava previsto. Saiu no total com 35 passageiros, dos quais quinze fizeram o trânsito de Luanda, que tiveram a oportunidade de estarem acomodados na sala de embarque do Aeroporto Internacional Paulo Teixeira Jorge e os outros 20 são passageiros que embarcaram a partir de Benguela”, detalhou.
De acordo com Elvis Manzambi, do total de passageiros, que embarcaram a partir de Benguela, se identificou, também, passageiros vindos da província da Huíla, que souberam dos voos que vão começar a fazer ligação directa à Windhoek, então, deslocaram-se do Lubango para Benguela e deste ponto seguiram para Windhoek.
O delegado da Fly Angola referiu que a par de passageiros nacionais, no voo, embarcaram também passageiros sul-africanos, que ficaram felizes de terem a oportunidade de seguir essa rota (sair de Benguela para Windhoek e dali para Cape Town, África do Sul).
O primeiro voo da companhia regressou ainda ontem, no mesmo sentido (Windhoek-Catumbela-Luanda) com 25 passageiros abordo.