Fin Adviser

Todas Notícias > PRODUTORES NACIONAIS PRETENDEM REDUZIR IMPORTAÇÃO DE CARNE NO PAÍS

PRODUTORES NACIONAIS PRETENDEM REDUZIR IMPORTAÇÃO DE CARNE NO PAÍS

  27 Dec 2024

PRODUTORES NACIONAIS PRETENDEM REDUZIR IMPORTAÇÃO DE CARNE NO PAÍS

O representante da Aliança Empresarial de Benguela, Ekumbi David, destacou a importância do consórcio para a indústria avícola em Angola.

Durante um encontro entre empresários da província de Benguela, Ekumbi David, disse que a criação do consórcio é uma solução estratégica para enfrentar os desafios do sector agrícola, especialmente no que diz respeito à produção de frango e ovos no país.

Ressaltou que embora o Governo tenha implementado várias resoluções para fomentar o sector agrícola, ainda existe a falta de uma estrutura coesa que reúna todos os envolvidos na cadeia produtiva de frango.

Sublinhou que o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, tem manifestado preocupação com a insustentável dependência das importações de frango.

Por seu turno, o representante da aliança a nível da província de Benguela, falou sobre o impacto financeiro das importações, que actualmente giram em torno de 600 milhões de dólares anuais para a compra de frango, um valor que poderia ser economizado se a produção local fosse suficiente.

“O país tem capacidade instalada para a produção de frango e ovos, pelo menos para a sua auto-suficiência, o que precisamos é acertar a produção e começar a exportar”.

No que diz respeito à produção de ovos, Ekumbi David mencionou que, embora Angola tenha atingido a auto-suficiência, nos últimos dois anos tem havido dificuldades no abastecimento. “Os operadores reclamam que há escassez de ovo, o que pode estar a dar espaço para a promoção de mais importações”.

A escassez de ração também foi mencionada como um desafio significativo. “A produção de ração é muito cara, os insumos são escassos, e o milho e soja são caros para os produtores”, explicou.

Para resolver essa questão, o Governo se comprometeu importar milho e soja para ajudar a garantir a produção de ração, especialmente em regiões como a província de Benguela, onde muitos aviários estão fechados devido à falta de insumos.

Para Ekumbi, a criação do Consórcio Nacional do Frango será essencial para organizar e canalizar os apoios de forma eficaz. “A criação do consórcio é fundamental a nível da aliança, porque vamos poder alocar os recursos da melhor forma. O país tem que deixar de importar ovos e frangos, pois temos capacidade para produzi-los localmente”, concluiu.

تشاندينهو