O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) vai criar, em 2025, postos de trabalho em massa em todas as províncias do país, no âmbito do programa do Executivo de promoção da empregabilidade.
A informação foi prestada nesta sexta-feira, em Luanda, pela titular da pasta do MAPTSS, Teresa Dias, à margem da cerimónia de apresentação de cumprimentos de fim-de-ano ao Presidente da República, João Lourenço.
De acordo com a governante, que não avançou o número de empregos a serem criados, este programa contará com o apoio das administrações municipais e terá maior incidência na província de Luanda, devido ao elevado número de jovens desempregados.
Na ocasião, a governante reconheceu que a taxa de desemprego no país é elevada, sublinhando que o sector que dirige está a desenvolver esforços para mitigar a situação.
Informou que o Fundo Nacional de Emprego de Angola (Funea) dispõe de 21 mil milhões de kwanzas, dos 27 mil milhões previstos, para o Programa de Fomento da Empregabilidade.
“Com mais alguns recursos que serão disponibilizados ao Funea vamos fazer um trabalho de impacto nas comunidades e criar mais empregos sustentáveis e massivos”, salientou.
O Funea, uma iniciativa do Governo angolano, surge para reduzir o índice de desemprego no país e para criar mais oportunidades de inserção de jovens no mercado laboral.
De recordar que, recentemente, a ministra anunciou uma série de medidas para o próximo ano.