Fin Adviser

Todas Notícias > PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL REAFIRMA COMPROMISSO NA PROMOÇÃO DA PAZ

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL REAFIRMA COMPROMISSO NA PROMOÇÃO DA PAZ

  02 Jan 2025

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL REAFIRMA COMPROMISSO NA PROMOÇÃO DA PAZ

A presidente da Assembleia, Carolina Cerqueira, reafirmou, nesta quarta-feira, o compromisso da Assembleia Nacional (AN) para com a promoção e preservação da cultura da paz.

Em mensagem tornada publica no quadro do Dia Mundial da Paz, que se assinala esta quarta-feira, 1, Carolina Cerqueira adianta que a Assembleia Nacional associa-se a todas iniciativas da comunidade internacional e regional para a promoção da paz e da cultura da resolução pacífica dos conflitos.

"Esta data coincide com o início de um Ano Novo, em que à comunidade parlamentar, em particular, e aos angolanos em geral é depositada a missão para envidar esforços e lançar iniciativas para a promoção da concórdia e da paz como camimhos para o desenvolvimento do país e do bem-estar das comunidades", lê-se na mensagem.

Para a líder da Casa das Leis, a paz é o caminho mais seguro para o desenvolvimento sustentável, para o alcance da equidade e da justiça entre os povos, sendo a diplomacia parlamentar um instrumento impulsionador da promoção da cultura da paz, da resolução pacífica dos conflitos e para o fortalecimento das relações institucionais e da democracia, afirmando-se como o mecanismo universal para o alcance da paz efectiva entre as Nações através do diálogo, do entendimento e da construção de pontes de entendimento.

"A nossa Constituição define a República de Angola como uma Nação vocacionada para a paz e que respeita a dignidade da pessoa humana", avançou.

Na óptica de Carolina Cerqueira, como legisladores e legítimos representantes dos angolanos, os deputados devem promover a cultura da paz, na busca de respostas para os desafios que a conjuntura mundial lança, razão pela qual os parlamentares de todo o mundo, em conjunto, procuram encontrar formas alternativas de actuação, complementando a ação dos governos através de esforços consertados e uma advocacia permanente a favor da convivência pacífica, da solidariedade e da concórdia entre as Nações.

No quadro da advocacia parlamentar, Carolina Cerqueira reafirma e eleva o valor sagrado da paz que deve ser entendida a todo e qualquer circunstância como condição "sine qua non" para o desenvolvimento humano e sustentável, a estabilidade, a segurança e a proteção das populações mais desfavorecidas e vulneráveis.

O Dia Mundial da Paz, inicialmente chamado simplesmente de Dia da Paz, é comemorado em 1 de janeiro, tendo sido criado pelo Papa Paulo VI em 1967.

تشاندينهو