Indicador de Confiança dos Consumidores angolanos mantêm tendência descendente, há seis meses consecutivos, realçando o baixo grau de optimismo das famílias angolanas, de acordo com o Inquérito de Conjuntura no Consumidor do III trimestre de 2024.
De acordo com a Folha de Informação Rápida do Instituto Nacional de Estatística(INE), a queda de confiança dos consumidores foi influenciada, principalmente, pelo grau de optimismo das famílias angolanas, em relação à previsão de aumento do nível de desemprego.
As baixas expectativas relacionadas à situação económica do país e financeira das famílias nos próximos 12 meses e a situação económica actual dos agregados, também pesaram na balança do nível de confiança.
O estudo revela que para os entrevistados no trimestre em referência, nos últimos 12 meses, piorou a situação económica do país e das famílias, aumentou o nível de desemprego e dos preços dos bens e serviços. No entanto, perspectivam aumento dos preços dos bens e serviços nos próximos 12 meses.
Porém, o estudo observa que, quando questionados se na actual situação económica do país acham possível poupar dinheiro, 22% dos inquiridos afirmaram “sim, com certeza absoluta”, comparativamente ao trimestre homólogo verificou-se uma redução de 0,9 pontos percentuais.
No que concerne à aquisição de bens valiosos, cerca de 2 em cada 100 inquiridos afirmaram sim com certeza absoluta que pretendem comprar um carro nos próximos 2 anos. Quando comparado ao trimestre homólogo, observou-se uma redução de 0,4 pontos percentuais.
Dos entrevistados de 11 em cada 100 entrevistados afirmam que poderão adquirir ou construir uma casa nos próximos dois anos, representando um aumento de 1,0 ponto percentual comparativamente ao período homólogo.
Amostra
A produção das estatísticas foi baseada numa amostra de três mil famílias no âmbito geográfico nacional, distribuídas pelas 18 províncias do país, onde Luanda, com 855 entrevistados, representou 28 por cento da amostra. As províncias de Benguela, Huíla e Cuanza-Sul contribuíram com 240 consumidores cada.