Fin Adviser

Todas Notícias > AJUSTE SALARIAL NA FUNÇÃO PÚBLICA EM DEBATE NO PARLAMENTO

AJUSTE SALARIAL NA FUNÇÃO PÚBLICA EM DEBATE NO PARLAMENTO

  22 Jan 2025

AJUSTE SALARIAL NA FUNÇÃO PÚBLICA EM DEBATE NO PARLAMENTO

Os deputados discutem e votam nesta quarta-feira, durante a 1.ª reunião plenária ordinária da 3.ª Sessão Legislativa da V Legislatura da Assembleia Nacional, o pedido de Autorização Legislativa do Presidente da República, enquanto Titular do Poder Executivo, a legislar sobre os Princípios Gerais Relativos à Organização e à Aplicação da Estrutura Indiciária das Tabelas Salariais e dos Subsídios ou Suplementos Remuneratórios da Função Pública.

O documento, que já passou na especialidade, pretende padronizar os salários de todos os funcionários públicos, prevendo a introdução da Tabela Única de Vencimentos da Função Pública, de modo a corrigir a disparidade salarial existente entre os funcionários e agentes administrativos enquadrados na carreira técnica e nas demais do regime geral.

De referir que no OGE 2025 estão inscritos recursos financeiros necessários para suportar o aumento de 25% da despesa com as remunerações.

Na 1.ª reunião plenária ordinária da 3.ª Sessão Legislativa da V Legislatura, os deputados vão também discutir e votar o pedido de autorização do Titular do Poder Executivo, João Lourenço, de legislar sobre a Alteração da Área de Concessão do Bloco 14.

De acordo com a agenda da Assembleia Nacional, os parlamentares vão votar na globalidade um conjunto de diplomas, com destaque para as propostas de Lei sobre o Regime Especial de Disponibilização e Consumo de Bebidas Alcoólicas, e a que Altera a Lei n⁰ 1/12, sobre a Designação e Execução de Actos Jurídicos Internacionais.

De iniciativa do Executivo, a proposta tem como objectivo principal garantir maior protecção às áreas adjacentes aos hospitais e escolas, de modo a evitar a exposição dos trabalhadores e estudantes ao uso excessivo e a vendas de bebidas alcoólicas.

Durante as discussões na especialidade, os deputados sugeriram a ampliação das restrições da venda de bebidas alcoólicas, numa distância de 500 metros, não apenas para hospitais e escolas, mas também para igrejas e cemitérios, visando preservar o respeito aos mortos e às actividades religiosas.

Uma outra alteração proposta foi o ajuste no horário de venda. Inicialmente, o Executivo tinha sugerido o funcionamento das 8h às 18h. No entanto, os deputados recomendaram que os estabelecimentos próximos às instituições de ensino operem no horário das 8h00 até às 21h00, enquanto a venda em zonas adjacentes aos hospitais deve ser completamente proibida 24 horas por dia.

O programa disponibilizado pelo Parlamento destaca ainda para hoje a aprovação final global das propostas de Lei da Provedoria de Justiça, do Cofre Geral dos Tribunais e a da proposta de Lei que Altera a Lei Geral de Electricidade.

Na generalidade, vão à discussão e aprovação a proposta de Lei que cria a Medalha Comemorativa Alusiva ao 50.⁰ Aniversário da Independência Nacional, e o Projecto de Resolução que aprova, para a Adesão da República de Angola, o Projecto da SADC sobre Emprego e Trabalho. Antes da sessão de discussão e aprovação dos documentos acima referidos, os parlamentares vão deliberar sobre o Processo Disciplinar contra o deputado Alberto José Catenda, instaurado por ter colocado a viatura de função ao serviço de uma rent-a-car e, consequente, o desaparecimento da mesma.

Hoje, os parlamentares poderão deliberar a perda definitiva do mandato do deputado Catenda, eleito pelo círculo eleitoral do Cuanza-Norte.

Está, ainda, prevista a apreciação e votação do Diário referente à 7.ª Reunião Plenária Ordinária da 2.ª Sessão Legislativa, realizada no dia 18 de Julho de 2024.

Por fim, os deputados vão discutir e votar o Projecto de Resolução que aprova o Orçamento da Assembleia Nacional para o Exercício Económico de 2025.

تشاندينهو