Os secretários de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, e dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Nuno Sampaio, analisaram a implementação do Programa Estratégico de Cooperação nas áreas da Educação, formação profissional e Justiça.
O encontro, que analisou, também, a cooperação no contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), aconteceu terça-feira última, na sede da diplomacia angolana, em Luanda.
As partes analisaram, igualmente, a implementação de mecanismos para promoção da Língua Portuguesa.
De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores, as entidades sublinharam que os avanços registados na cooperação entre os dois países simbolizam a relevância significativa atribuída à construção das relações políticas e diplomáticas, enquadrada no contexto do contínuo estreitamento em benefício de ambos os governos e povos.
Angola e Portugal mantêm assinados vários acordos de cooperação , com realce para os domínios económico e financeiro. Têm, ainda, rubricado o Programa de Cooperação Estratégica, assinado em 2023, com uma duração prevista para até 2027.
Este programa cobre sectores significativos como das Finanças, Ensino Superior, Infra-estruturas, Comunicação Social, Justiça e Defesa e um vasto leque de acções importantes a serem implementadas.