Fin Adviser

Todas Notícias > EUA E ANGOLA CONTINUAM A TRABALHAR NA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA DAS NAÇÕES

EUA E ANGOLA CONTINUAM A TRABALHAR NA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA DAS NAÇÕES

  27 Jan 2025

EUA E ANGOLA CONTINUAM A TRABALHAR NA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA DAS NAÇÕES

Os Estados Unidos da América (EUA) vão continuar a privilegiar as boas relações diplomáticas com Angola, para trabalhar juntos na melhoria das condições de ambos os povos e nações, assegurou, na cidade do Lobito, o primeiro-secretário da Embaixada americana em Angola, Anthony Eterno.

Em declarações aos jornalistas, no desfecho da recente visita efectuada ao Porto do Lobito, com o objectivo de conhecer melhor o funcionamento da empresa portuária, um dos pontos estratégicos do Corredor do Lobito, o diplomata mostrou-se “muito impressionado” com tudo o que observou.

Anthony Eterno garantiu, na ocasião, que em função das relações que se criaram, com a visita histórica a Angola do ex-Presidente dos EUA, Joe Biden, mantém-se a confiança entre os dois Estados, tendo em conta os interesses existentes e os investimentos feitos no Corredor do Lobito.

“Estamos a reforçar as boas relações já existentes, desde a anterior administração e, agora, com a nova, para continuarmos a melhorar a nossa diplomacia. Continuaremos como amigos e trabalharemos juntos, para melhorar a vida dos nossos governos e da população dos dois países”, afirmou.

O primeiro-secretário da Embaixada norte-americana disse, ainda, que as relações entre Angola e os EUA “são muito mais fortes que uma administração”, sublinhando haver “muita confiança”, porque uma relação entre países é baseada na amizade, sentimentos, progressos e interesses dos Estados.

“Há muitas coisas que são mais do que uma pessoa. Como provamos, as relações entre Angola e os Estados Unidos são sólidas, na minha opinião. Imagino, na minha opinião, que não vão mudar. Vamos esperar os primeiros dias da nova administração (de Donald Trump), mas o futuro que temos é de confiança e vamos continuar na mesma direcção progressiva”, garantiu Anthony Eterno.

De acordo, ainda, com o diplomata, as impressões que retira da visita ao Porto do Lobito são as melhores, tendo confessado estar “muito impressionado” com todo o trabalho desenvolvido. Por isso, prometeu não ser a única visita, assegurando que muitas outras se seguirão, depois do diálogo com o presidente do Conselho de Administração do Porto, Celso Rosas.

“Tenho muitos ganhos para voltar ao Lobito muitas vezes”, disse o primeiro-secretário da Embaixada americana em Angola. “O objectivo da nossa visita ao Porto do Lobito é aprender, porque estou há poucos meses em Angola.

Agora, tenho que dizer que estou muito impressionado com tudo o que encontrei aqui, no Porto do Lobito. A liderança do PCA do Lobito é impressionante”, acrescentou Anthony Eterno.

Porto quer consolidar relações de trabalho

O presidente do Conselho da Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, disse que pretende continuar a trabalhar na consolidação das relações com os Estados Unidos para melhorar e fazer crescer a instituição. “A nossa vida só tem sentido se produzirmos”, admitiu.

A visita do diplomata norte-americano, destacou o responsável, é a demonstração de que o Governo dos EUA continua empenhado na consolidação das relações estratégicas entre os dois Estados.

Celso Rosas considera que as sólidas relações entre Angola e os Estados Unidos demonstram que os projectos em curso terão continuidade e vão conhecer novos ritmos de desenvolvimento e crescimento no futuro. No âmbito portuário, disse Celso Rosas, está a trabalhar seriamente com a Guarda Costeira norte-americana.

“Eles preparam-se para vir ao nosso país, dentro de dias, na perspectiva de continuarmos a contar com o aconselhamento e as consultorias que vêm fazendo, com o objectivo de cada vez mais melhorarmos o nosso sistema de segurança operacional e portuário na sua integralidade”, informou.

Celso Rosas referiu, também, que os portos se circunscrevem numa rede marítima internacional e o Porto do Lobito é um deles. Daí, sublinhou que conta com o apoio dos países mais desenvolvidos.

“É sempre uma mais-valia para nós e estamos satisfeitos e orgulhosos. E dizer que esta visita ultrapassou as nossas expectativas”, ressaltou.

تشاندينهو