Mais de 350 funcionários da Procuradoria-Geral da República (PGR) estão a aprimorar, desde segunda-feira, em Luanda, a prestação dos serviços no sistema judiciário, por intermédio de uma acção formativa.
O seminário de capacitação decorre no Instituto Nacional de Estudos Judiciários (INEJ), com a duração de 15 dias, e enquadra-se nos preparativos da abertura do Ano Judicial, agendado para Março.
Em declarações aos jornalistas, o juiz presidente do Tribunal da Comarca de Viana, Neves Moxi, salientou que a formação é uma oportunidade fundamental para elevar o desempenho dos profissionais.
“Estamos a aproveitar o período de férias judiciais para preparar os nossos técnicos e melhorar a prestação de serviços judiciais", referiu.
O magistrado augurou que com as ferramentas oferecidas na acção formativa o compromisso de oferecer um serviço à altura das expectativas dos cidadãos e ao sistema judicial sejam concretizados.
O presidente do Tribunal da Comarca de Belas, Edson Liz, reforçou a importância da iniciativa, salientando que a capacitação reflecte o comprometimento de aperfeiçoar e implementar as práticas judiciais.
O encontro, disse, é uma oportunidade ímpar para aprimorar competências técnicas e reforçar valores éticos que norteiam a actuação dos técnicos judiciais, manifestando-se confiante de que o conhecimento se traduza em melhores resultados no trabalho diário.
A secretária judicial Gizela dos Santos, do Tribunal da Comarca de Belas, que falava sobre os benefícios da formação, disse que a melhoria em termos de atendimento será visível, num curto espaço de tempo, assim como a organização dos processos e a eficiência na área das garantias, algo relativamente novo no país.
Para Ana Maria Cassuzi, escrivã de 3ª classe do Tribunal da Comarca de Belas, a formação representa um passo significativo na carreira dos funcionários.
“Como alguém que trabalha directamente com os juízes de garantias, vejo esta formação como essencial para prestar um serviço mais zeloso e de qualidade”, disse.
O programa conta com a colaboração de especialistas do Tribunal da Comarca de Belas e da Procuradoria Geral da República que vão abordar temas como a tramitação de processos familiares, laborais, cíveis, contencioso administrativo, fiscal e aduaneiro, além de práticas de secretaria, estatística processual e língua portuguesa.