A TAAG - Linhas Aéreas de Angola recebe, nesta quinta-feira, a primeira aeronave do tipo Boeing 787-9 Dreamliner, informa um comunicado da companhia de bandeira nacional.
De acordo com o documento, trata-se de uma das quatro aeronaves deste modelo a serem adquiridas pelo país para reforçar as rotas regionais e intercontinentais da transportadora aérea angolana.
O acto de recepção será orientado pelo ministro dos Transportes, Ricardo d’Abreu, devendo o avião aterrar por volta das 10 horas no Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), localizado na província de Icolo e Bengo, a 40 quilómetros do centro da cidade de Luanda.
A cerimónia vai ser presenciada, entre outras individualidades, pelos ministros das Relações Exteriores, Téte António, e das Finanças, Vera Daves de Sousa.
O Boeing 787-9 “Dreamliner” destaca-se pelo seu elevado nível de tecnologia, design interior e do ponto de vista operacional, pela economia de combustível e sustentabilidade ambiental, entre outros.
A aquisição, em Janeiro deste ano, das primeiras aeronaves deste tipo tinha sido anunciada, em Dezembro último, pelo Chefe de Estado, João Lourenço, aquando da visita ao país do Presidente norte-americano, Joe Biden.
A TAAG é a companhia líder do mercado de aviação em Angola, reconhecida globalmente, com um crescimento sustentado, disponibilizando 12 destinos domésticos e 11 internacionais.
Actualmente, a companhia a´aérea de bandeira dispõe de uma frota de 22 aeronaves, com modelos Dash 8-Q400 (seis aviões), Boeing 737-700 (sete), Boeing 777-200 (três), Boeing 777-300 (cinco) e um A220-300.