Fin Adviser

Todas Notícias > UE ANUNCIA FINANCIAMENTO DE 200 MIL EUROS PARA COMBATER SURTO DE COLÉLRA

UE ANUNCIA FINANCIAMENTO DE 200 MIL EUROS PARA COMBATER SURTO DE COLÉLRA

  05 Feb 2025

UE ANUNCIA FINANCIAMENTO DE 200 MIL EUROS PARA COMBATER SURTO DE COLÉLRA

A União Europeia (UE) anunciou, nesta terça-feira, um financiamento de 200 mil euros para ajudar Angola a conter o surto de cólera, que representa um risco significativo para mais de 380 mil pessoas.

Segundo um comunicado da delegação da UE em Angola, o financiamento europeu visa apoiar os esforços da Cruz Vermelha angolana na prestação de ajuda, incluindo água potável, cuidados de saúde, saneamento e higiene.

Além disso, a intervenção centrar-se-á na comunicação dos riscos e no envolvimento da comunidade para combater a desinformação e aumentar a sensibilização do público.

O surto de cólera registado desde 07 de janeiro afectou já oito províncias, tendo sido contabilizados até domingo um total de 1.710 casos, com 59 vítimas mortais.

O programa apoiado pela UE terá uma duração de quatro meses, até ao final de maio de 2025, e deverá chegar a 384 mil pessoas nas províncias do Bengo, Cuanza Norte, Huambo, Huíla, Icolo e Bengo, Luanda, Malanje e Zaire.

A província de Luanda é a mais afectada, com um total de 1.006 casos e 37 óbitos. Todos os municípios da província estão classificados como de alto risco devido à mobilidade da população e à circulação de mercadorias, sendo o município de Cacuaco identificado como epicentro do surto.

O financiamento faz parte da contribuição global da UE para o Fundo de Emergência de Resposta à Catástrofes (DREF) da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV).

تشاندينهو