O Ministério da Energia e Águas expressou, nesta quinta-feira, repúdio contra actos de vandalismo que resultaram na destruição e danificação de várias torres de transmissão de energia eléctrica no sentido Chicapa-Saurimo.
"Este tipo de ataque à infra-estrutura de fornecimento de energia eléctrica não só prejudica directamente o fornecimento de energia às populações dessas áreas, como também compromete a segurança e o desenvolvimento da região, afectando a qualidade de vida de milhares de cidadãos".
Segundo o Ministério, o vandalismo das torres de transmissão coloca em risco o funcionamento do sistema energético, gerando custos elevados para os cofres públicos e, consequentemente, para todos os cidadãos.
No documento, o Ministério da Energia Águas reitera a sua posição de firme condenação a qualquer acto de destruição e sabotagem das infra-estruturas essenciais ao bem-estar da sociedade, e apela às autoridades competentes para que tomem as medidas necessárias para identificar e responsabilizar os responsáveis por tais actos de vandalismo.
"Fazemos um apelo a todos os cidadãos e às comunidades locais para que se unam na preservação das infraestruturas públicas, conscientes da sua importância para o desenvolvimento sustentável do nosso país e para o bem-estar dos angolanos", conclui o documento.