A empresa dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB), lançou neste domingo, na província do Huambo, uma campanha de sensibilização para a preservação das infra-estruturas ferroviárias, que nos últimos anos têm sido alvo de constantes actos de vandalização.
Em declarações à imprensa, o presidente do Conselho de Administração (PCA) do CFB, António Cabral, disse que a campanha, que tem como lema “Juntos pela segurança, proteger os bens das comunidades, cuidar dos Caminhos-de-Ferro e respeitar o meio ambiente”, visa informar aos passageiros e à população sobre os cuidados a ter com os meios públicos, que ajudam a transportar pessoas e mercadorias.
A iniciativa está a ser desenvolvida com a estreita colaboração da companhia Lobito Atlantic Railway (LAR), consórcio vencedor do concurso nacional para a exploração do Corredor do Lobito.
As populações estão a ser incentivadas a denunciar casos de vandalização, que têm ocorrido na linha férrea, visto que o Governo gasta somas elevadas de dinheiro para repor estes equipamentos retirados pelos malfeitores, como carris, travessas, parafusos, pregos, vidros de locomotivas, entre outros bens.