Fin Adviser

Todas Notícias > SONANGOL REFINARIA E CONSÓRCIO QUANTE CERTIFICAM ACORDO DE INVESTIMENTO

SONANGOL REFINARIA E CONSÓRCIO QUANTE CERTIFICAM ACORDO DE INVESTIMENTO

  25 Aug 2021

SONANGOL REFINARIA E CONSÓRCIO QUANTE CERTIFICAM ACORDO DE INVESTIMENTO

No acto, testemunhado pelo secretário de Estado dos Petróleo, José Barroso, e a embaixadora dos Estados Unidos em Angola, Nina Maria Fite, a Sonangol E.P, representada pela afiliada Sonaref, e a Quante Consortium Angola LLC, rubricaram o Memorando de Entendimento, documento que contém os princípios e directrizes para o investimento e desenvolvimento da Refinaria do Soyo.

De acordo com o comunicado final do encontro, o Memorando de Entendimento assinado é de carácter vinculativo e estabelece, numa base de exclusividade, o período para o cumprimento das actividades, obrigações e responsabilidades inerentes à construção de uma refinaria no município do Soyo, província do Zaire. A Refinaria do Soyo contará com um investimento 100 por cento privado que, segundo estimativas deverá rondar aos mais de três mil milhões de dólares. O mesmo vai também promover a criação de vários postos de trabalho, além de contribuir para o aumento da capacidade de refinação de Angola e, consequente redução da importação de derivados de petróleo, actualmente estimada em mais de 80 por cento.

Histórico do Consórcio

O Consórcio Quante, integrado por três empresas norte-americanas (Quante LLC, TGT Inc e Aurum & Sharp LCC) e uma angolana (Atis-Nebest), poderá aplicar um valor de 3,5 mil milhões de dólares, segundo previram fontes do Jornal de Angola no início deste ano, na construção da Refinaria do Soyo, na província do Zaire e suprir 37 por cento da procura.

Na altura da selecção, o investidor havia apresentado a garantia (carta de conforto) do financiamento bancário internacional e assumido a tarefa de produzir conforme previsto. Conforme avançou o porta-voz da Comissão no acto, Guiomaro Correia, a partir de 29 deste mês iniciam as conversações entre as partes, para determinar-se os termos e referências finais do acordo, e a continuidade ou não da proposta escolhida para a fase de construção.O projecto deverá contar com uma tecnologia evolutiva, assente na sustentabilidade ambiental, com maior redução da emissão de carbono.

تشاندينهو