Quatro novos embaixadores nomeados, recentemente, pelo Chefe de Estado, João Lourenço, concluíram, nesta quarta-feira, o curso de capacitação de diplomatas, na Academia Diplomática Venâncio de Moura.
Trata-se de Dalva Ringote Allen nomeada embaixadora de Angola na República Popular na China, Fernando Miguel (Vietname), Maquento Lopes (Egipto) e Carlos Sardinha (Cuba), que vão exercer pela primeira a função de chefe de Missão Diplomática.
Segundo uma nota, o encerramento do curso de capacitação de embaixadores foi marcado com a entrega de certificados, na presença do director-geral da Academia Diplomática Venâncio de Moura, Marcos Barrica, entre outros diplomatas seniores do MIREX.
Com duração de 15 dias, a formação intensiva proporcionou aos novos embaixadores conhecimentos sobre Política Externa de Angola, Relações e Cooperação Internacionais, Diplomacia Económica e Cultural, Inteligência, Protocolo e Cerimonial, Gestão e Resolução de Conflitos, entre outros, num total de 11 módulos.
A directora-geral adjunta para Área de Formação, Cláudia Baptista, sublinhou que as dinâmicas que actualmente envolvem os "modus operandis" da actividade diplomática são melhores abordadas quando associadas com a obtenção de conhecimentos afins.
“Tivemos dias valiosos e ricos Obtivemos ferramentas úteis para o cumprimento da missão que nos foi confiada em nome do Estado angolano", disse o embaixador Maquento Sebastião, em nome dos formandos.