Fin Adviser

Todas Notícias > MINISTRO JOSÉ DE LIMA MASSANO TRABALHA NA PROVÍNCIA DO HUAMBO

MINISTRO JOSÉ DE LIMA MASSANO TRABALHA NA PROVÍNCIA DO HUAMBO

  21 Feb 2025

MINISTRO JOSÉ DE LIMA MASSANO TRABALHA NA PROVÍNCIA DO HUAMBO

O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, visitou nesta quinta-feira, na cidade do Huambo, as obras do futuro Hospital Pediátrico, na Cidade Alta, e do Estádio Municipal do Mambroa, no bairro das Cacilhas, projectos que podem ser inaugurados ainda este ano, no quadro dos 50 anos.

José de Lima Massano, que trabalha na província do Huambo durante três dias para orientar o Primeiro Fórum de Oportunidades de Investimentos ao Longo do Corredor do Lobito, esteve acompanhado pelos ministros dos Transportes, Ricardo d’Abreu, e das Obras Públicas, Carlos dos Santos, bem como pelos governadores do Huambo, Pereira Alfredo, e do Moxico Leste, Crispiniano dos Santos.

Durante a visita às obras das referidas infra-estruturas, o ministro de Estado para a Coordenação Económica ouviu as explicações dos encarregados das empreitadas sobre o andamento dos trabalhos, tanto do Hospital Pediátrico quanto do Estádio Municipal do Mambroa, no bairro das Cacilhas.

Na ocasião, o encarregado de obras do Centro Materno-Infantil, Rosário Songa, disse que a execução financeira do projecto ronda os 22 por cento, enquanto a execução física está numa percentagem de 32 por cento. O projecto é financiado pelo Banco de Fomento Angola (BFA), que se compromete a continuar a apoiar a empreitada.

Rosário Songa destacou que há comprometimento da sua empresa em cumprir com as metas da obra, cuja entrega está prevista para o último trimestre de 2025, de forma a ser enquadrada no programa das festividades dos 50 anos da Independência da Independência Nacional Nacional.

Salientou ainda que a infra-estrutura terá uma arquitectura contemporânea e moderna, seguindo padrões internacionais, com espaços verdes e parque de estacionamento. O hospital vai contar com seis pisos, sendo que a cave será destinada a serviços técnicos, como lavandaria, cozinha, refeitório e a fábrica de oxigénio.

O primeiro piso será dedicado ao Banco de Urgência, Fisioterapia, área administrativa e serviços clínicos, incluindo consultas externas, ambulatório e consulta de Imagiologia, que englobará TAC, Raio-X, ecografias e outros exames.

O segundo andar acolherá os Serviços de Laboratório, oficinas biomédicas, Endoscopia e Administração. No terceiro piso, estará localizado um Bloco Operatório com seis salas, destinadas a cirurgias normais, Maternidade e Cuidados Intensivos. Os últimos pisos foram projectados para internamento de Obstetrícia e Pediatria, com capacidade para 200 camas.

no Estádio Municipal do Mambroa, com capacidade para albergar 10 mil espectadores, o encarregado de obras, Emanuel Marcos, garantiu que os trabalhos, que estavam paralisados, foram retomados e decorrem a bom ritmo, para que se cumpram os prazos.

“Neste momento, decorrem os trabalhos de instalação eléctrica e hidráulica, com uma execução física geral de 46,8 por cento”, disse.

Segundo o programa de actividades do ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, está prevista uma visita de campo ao Centro de Bio-Veterinária e Produção de Vacina Animal, na Faculdade de Medicina Veterinária, à Plataforma Logística da Caála, à fábrica de processamento de trigo da empresa IALTURC, ao aviário Agripina e a outros projectos.

O Primeiro Fórum de Oportunidades de Investimento ao Longo do Corredor do Lobito vai reunir empresários e representantes das cinco províncias que compõem o Corredor do Lobito, nomeadamente Benguela, Huambo, Bié, Moxico e Moxico Leste.

تشاندينهو