O secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, considerou, nesta sexta-feira, em Xangai, República Popular da China, que o Projecto Integrado Agogo West Hub, ora lançado, pode contribuir para a criação de empregos.
José Barroso, que discursava na cerimónia de baptismo do FPSO Agogo, salientou que o sucesso do referido projecto "não se mede apenas em barris de petróleo, mas sim pelas suas contribuições concretas para o desenvolvimento socioeconómico do país, tais como a criação de emprego para angolanos com transferência de tecnologia e conhecimento para o desenvolvimento de competências e o fortalecimento das cadeias de abastecimento locais".
A implementação do projecto integrado Agogo West Hub enquadra-se nas medidas idealizadas pelo Executivo que estabelecem, de entre outros objectivos, a manutenção da produção petrolífera acima de 1 milhão de barris de petróleo por dia até 2027, gerando receitas para o suporte do desenvolvimento socioeconómico do país.
De acordo com uma nota, o evento celebrado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), a Azule Energy e os parceiros do Bloco 15/06 – Sonangol Exploração e Produção, Sinopec e NAMCOR marca um avanço estratégico para o sector energético angolano e busca reforçar a capacidade de produção de petróleo em solo nacional, com foco na inovação e sustentabilidade.
O FPSO Agogo faz parte do Projecto de Desenvolvimento Integrado West Hub Agogo que pretende desenvolver as duas descobertas mais importantes do Bloco 15/06, os campos Agogo e Ndungu, aumentando significativamente a produção no referido bloco.