Fin Adviser

Todas Notícias > BORNITO DE SOUSA DESTACA TRANSIÇAO PACÍFICA NA ZÂMBIA

BORNITO DE SOUSA DESTACA TRANSIÇAO PACÍFICA NA ZÂMBIA

  25 Aug 2021

BORNITO DE SOUSA DESTACA TRANSIÇAO PACÍFICA NA ZÂMBIA

Bornito de Sousa testemunhou, na capital zambiana, a cerimónia de investidura do novo Presidente da Zâmbia, em representação do Chefe de Estado angolano, João Lourenço. Lembrou que não é a primeira vez que ocorre alternância política na Zâmbia, sublinhando que, em qualquer dos casos, a constante tem sido a manutenção de uma boa relação entre os dois Estados, partidos e Governos ao longo do tempo.

"Acreditamos que, neste momento, isso não será diferente. Viemos representar o Presidente da República, João Lourenço, na tomada de posse do Presidente eleito, estamos a ver que há um grande consenso e, sobretudo, uma grande emoção com esta transição pacífica”, exprimiu.O Vice-Presidente considerou que o que acontece na Zâmbia deve servir de exemplo para África.

Entre os Chefes de Estado africanos presentes no acto intervieram os Presidentes da RDC e da União Africana (UA), Félix Tshisekedi, e do Malawi e SADC, Lázaro Chakwera. Segundo Bornito de Sousa, os discursos destes estadistas reflecte o pensamento e o consenso dos africanos no sentido de desejar sucessos à governação do novo Presidente zambiano.

Cooperação bilateral

O Vice-Presidente da República observou que a Angola e Zâmbia, como países vizinhos, têm muito a aproveitar mutuamente, destacando acções já em curso, nomeadamente a nível das infra-estruturas, caminhos-de-ferro e extensão da rede de estradas. Referiu-se, igualmente, às conversações entre os dois países, para a criação de um oleoduto que deverá ligar o Lobito (Angola) à Zâmbia e de outros aspectos de interesse comum em que os países podem cooperar, "como por exemplo, na agricultura e turismo, onde a Zâmbia é muito forte e Angola pode aproveitar essa experiência”.

تشاندينهو