Angola e a Rússia abordaram, nesta terça-feira, em Luanda, questões da agenda bilateral com particular destaque para as trocas de visitas ao mais alto nível.
A abordagem aconteceu durante um encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Federação Russa acreditado em Angola, Vladimir Tararov.
No encontro, as entidades analisaram, também, o fortalecimento das relações político-diplomáticas entre Angola e a Rússia com foco para a dinamização dos mecanismos de coordenação e diálogo entre os dois países, informa uma nota do MIREX.
Vladimir Tararov aproveitou a ocasião para felicitar Angola pela presidência "pro tempore" da União Africana, reconhecendo o papel do país na promoção da estabilidade e do desenvolvimento do continente.
O diplomata russo reiterou o apoio do seu país às iniciativas angolanas no quadro da União Africana, sublinhando a importância de um engajamento activo para enfrentar desafios actuais.
A cooperação entre os dois países abrange domínios como Defesa, Energia, Educação e Comércio com a Rússia a desempenhar um papel fundamental na formação de quadros angolanos.
Nos últimos anos, Angola e Rússia têm reforçado a cooperação económica, explorando oportunidades nos sectores Mineiro, Petrolífero e Tecnológico, refere o documento.