Fin Adviser

Todas Notícias > ANGOLA E RÚSSIA AFINAM PRINCIPAIS EIXOS DE COOPERAÇÃO

ANGOLA E RÚSSIA AFINAM PRINCIPAIS EIXOS DE COOPERAÇÃO

  07 Mar 2025

ANGOLA E RÚSSIA AFINAM PRINCIPAIS EIXOS DE COOPERAÇÃO

Angola e Rússia analisaram a possibilidade da realização de uma reunião da Comissão Conjunta Intergovernamental, com vista a afinar os principais eixos da cooperação estratégica entre os dois Estados, que abrange domínios como energia, defesa, comércio, ensino superior e inovação tecnológica.

A intenção foi manifestada nesta quinta-feira durante um encontro, em Luanda, entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador da Federação Russa em Angola, Vladimir Tararov.

A troca de visitas de alto nível também mereceu atenção durante o encontro, num contexto em que Angola e a Rússia procuram dinamizar os contactos político-diplomáticos e promover iniciativas ligadas ao aprofundamento da relação bilateral.

Segundo uma nota do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), este foi o segundo encontro entre as duas entidades em menos de duas semanas, o que traduz o firme compromisso das duas nações de reforçar as relações bilaterais.

Durante o encontro, os dois diplomatas debruçaram-se sobre a intenção da realização de uma nova edição da Conferência de Ministros dos Negócios Estrangeiros África-Rússia, a ser acolhida por uma capital africana a designar.

As relações político-diplomáticas entre Angola e a Federação Russa remontam desde 8 de Outubro de 1976, quando foi assinado, em Moscovo, o Tratado de Amizade e Cooperação entre os dois países.

Este tratado estabeleceu as bases para uma cooperação multifacetada, que se mantém até aos dias de hoje. Desde então, os laços entre os dois países evoluíram, mantendo-se historicamente fortes, com base numa parceria nos mais variados domínios. Após a dissolução da União Soviética, em 1991, a Federação Russa herdou os compromissos e as relações com Angola, consolidando os laços através de visitas oficiais de alto nível e acordos de cooperação em diferentes sectores.

No contexto geopolítico actual, a relação entre Angola e a Rússia tem sido gerida com equilíbrio, uma vez que Angola mantém uma política externa pragmática e procura diversificar as suas parcerias internacionais.

تشاندينهو