Fin Adviser

Todas Notícias > ANGOLA ADQUIRE 700 MIL DOSES DE VACINA CONTRA A CÓLERA

ANGOLA ADQUIRE 700 MIL DOSES DE VACINA CONTRA A CÓLERA

  21 Mar 2025

ANGOLA ADQUIRE 700 MIL DOSES DE VACINA CONTRA A CÓLERA

A ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutukuta, anunciou nesta quinta-feira a aquisição de mais 700 mil doses de vacina contra a cólera. A iniciativa visa reforçar a imunização nas regiões mais afectadas pela doença no país.

A informação foi divulgada durante a apresentação do ponto de situação sobre o surto de cólera a profissionais de comunicação social, realizada no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM).

Segundo a governante, a nova remessa de vacinas vai permitir intensificar a cobertura nas áreas de maior incidência da doença. Desde o início da campanha de imunização, já foram vacinadas mais de um milhão de pessoas nas províncias de Luanda, Bengo e Icolo-Bengo.

Além das doses adquiridas pelo governo, o Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças disponibilizou cerca de 200 mil vacinas para Angola. Destas, duas mil foram destinadas à comunidade de Luinha, na província do Cuanza Norte.

Luanda é a Região Mais Afetada

Dados apresentados pela ministra indicam que Luanda concentra 50 por cento dos casos da doença, seguida pelo Bengo (18%), Icolo-Bengo (9%) e Cuanza Norte (8%). A capital do país também registaa 48% dos óbitos, sendo os homens os mais afectados pelo surto.

Para conter a propagação da cólera, o governo mobilizou 120 equipas de resposta rápida, que actuam nos centros de tratamento espalhados pelo território nacional. Atualmente, 14 províncias de Angola estão enfrentando a epidemia.

تشاندينهو