A multinacional ARISE IIP (ARISE Integrated Industrial Platforms) manifestou interesse em investir num projecto conjunto com a Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo.
Para contactos, uma delegação ARISE IIP, especializada na concepção e desenvolvimento de zonas industriais e plataformas logísticas em diversos países africanos, foi recebida, nesta segunda-feira, pelo presidente do Conselho de Administração da ZEE, Manuel Francisco Pedro, para uma visita de trabalho.
Segundo uma nota, para a ZEE esta missão representa um marco importante dentro da sua estratégia de atracção dum co-desenvolvedor para reforçar o seu contributo directo na agenda de desenvolvimento nacional, por via da industrialização, geração de empregos e incremento da produtividade da economia nacional.
O encontro culminou com uma visita guiada pelo perímetro da ZEE para conhecer de perto a sua infra-estrutura e projectos em andamento.
A visita de trabalho da ARISE terá uma duração de 2 semanas durante as quais serão mantidos encontros técnicos com a equipa da ZEE EP, bem como reuniões sectoriais com entidades públicas e privadas.
A ARISE IIP actua no Gabão, Benim e Togo, onde gere zonas industriais que impulsionam a transformação de produtos agrícolas locais e promovem um ecossistema industrial competitivo, passando dum paradigma de exportação de matéria-prima para a geração de valor localmente e posterior exportação de produto acabado.
A multinacional dos Emirados Árabes Unidos está também a expandir a sua presença na Côte d'Ivoire e Chade, com novos projectos em desenvolvimento.
"O seu modelo de actuação inclui serviços logísticos integrados de classe mundial, proporcionando ganhos de eficiência e competitividade para as indústrias instaladas", destaca a nota da ZEE.